Início Historia 51 anos sem Janis Joplin e o mistério por trás do “Clube dos 27”

51 anos sem Janis Joplin e o mistério por trás do “Clube dos 27”

5 leitura mínima
0
0
134
#


Alguns nomes eventualmente surgem no mundo da música para serem marcados por toda a eternidade e com o Rock não seria diferente. De tempos em tempos, novos artistas alcançam a fama através de suas músicas icônicas, tomando o seu lugar como lendas na história. Janis Joplin foi um desses nomes, sendo ela uma das primeiras mulheres a chegar ao topo da fama e se destacar no mundo do rock.

Joplin era conhecida por sua personalidade forte, o que ao mesmo tempo que a ajudou a construir a sua carreira, foi o que mais fez as pessoas lhe julgarem. Ela era polêmica por apoiar coisas consideradas controversas para a sua época, como o amor livre e o movimento negro. Vinda de uma família conservadora e tradicional, Janis era a filha fora da curva que um dia viria a revolucionar a história do Rock.

O Clube dos 27 e as teorias da conspiração

Janis morreu poucos dias depois do icônico guitarrista Jimi Hendrix, que foi encontrado morto no Hotel Samarkand em Notting Hill asfixiado em seu próprio vômito, composto em geral por vinho tinto e provocado pela ingestão de pelo menos 9 pílulas para dormir. Mas além de datas de morte muito próximas e por serem grandes astros do Rock, algo aproximava os dois: o estranho fato de que ambos teriam morrido com 27 anos.

Anterior a morte de Joplin e Hendrix, outros grandes artistas do rock já haviam perdido suas vidas com 27 anos, como foi com o pioneiro do gênero Robert Johnson em 1938 e o fundador do Rolling Stones, Brian Jones em 1969. O que viria posteriormente ser chamado de “Clube dos 27” sempre teve teorias da conspiração que rodaram a misteriosa morte desses artistas e de outros que viriam a falecer com 27 anos posteriormente – como Jim Morrison do The Doors, Amy Winehouse e Kurt Cobain do Nirvana.

O porquê grandes artistas morreram aos 27 anos ainda é um mistério. Já houveram muitos estudos que tentaram encontrar uma explicação para esse fato, mas que não obtiveram sucesso. E claro que toda história mal resolvida é preenchida de teorias da conspiração. Muitos tentam explicar que vários desses artistas foram assassinados pelo governo americano a fim de acabar com as polêmicas causadas por eles. Outros pensam que Robert Johnson teve sua alma coletada pelo Diabo após sua venda em troca de fama.

O Clube dos 27 sempre continuará um mistério, apesar das mortes serem cercadas de coincidências bizarras em sua causa, envolvendo principalmente a depressão e o consumo de drogas. A única coisa que é certa sobre ele é que muitos artistas icônicos foram levados cedo demais através de um fim tão trágico.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Israel Morison
Carregar mais Historia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × cinco =

Verifique também

Capoeiristas pedem para que seja denunciado vídeo de humor de influencers sobre a capoeira: “desrespeito à nossa arte”

Em vídeo publicado ontem (8) em seu Instagram com a legenda “Marca teus amigos que c…