O ano de 2020 começou e com ele novas esperanças para um futuro promissor para todos nós. Mas o que pensa a nova geração que daqui a pouco tempo vai tomar as rédias do nosso país?
O Pirambu News, em parceria com escolas publica do bairro, passa a publicar artigos de opiniões escritos por alunos do ensino fundamental, fomentando assim o pensamento crítico desses jovens.
Confira agora o texto de Carlos Ian Rodrigues, aluno do 9º ano da Escola Municipal Sebastiana Aldigueri.
Por que o homem pratica o feminicídio?
Maior parte da violência que acontece contra as mulheres é dentro de casa. Os agressores são familiares, amigos, companheiros, ou seja, pessoas mais próximas. Cerca de 12 mil mulheres são agredidas por dia, segundo o projeto Relógio da Violência do Instituto Maria da Penha.
Por que o homem se acha mais forte que a mulher? Porque a mulher pode ser agredida? Estas perguntas são feitas para os agressores e as respostas deles são todas iguais e não fazem qualquer sentido. Eles dizem que são mais fortes e podem agredir as mulheres pelo fato de serem homens. Isto não pode acontecer. Todos nós temos direitos iguais e ninguém pode ser agredido.
A Lei Maria da Penha foi criada para defender as mulheres e evitar a violência contra elas, mas, infelizmente, nem todas as mulheres agredidas fazem denúncia por causa das ameaças e do medo. Para casos como esses ligue 180, o anonimato é garantido.
Tem mulheres que fazem a denuncia, mas a justiça não se preocupa e acaba acontecendo uma tragédia. Todas elas merecem ter segurança para não andarem com medo.
Para mim, todos os agressores não podem ser considerados seres humanos, pois ser humano é aquele que ama o outro como a si mesmo. Então para o mundo melhorar, temos que fazer com que a violência acabe, porque se não fosse às mulheres o que seria dos homens?
Carlos Ian Rodrigues dos Santos – 9°ano A
Escola Municipal Sebastiana Aldigueri