Início Prefeitura de Fortaleza Artistas voluntários animam a enfermaria pediátrica do IJF neste Dia das Crianças

Artistas voluntários animam a enfermaria pediátrica do IJF neste Dia das Crianças

8 leitura mínima
0
0
72
#


Nesta terça-feira (12), os pacientes e acompanhantes nas enfermarias pediátricas do Instituto Doutor José Frota (IJF) participaram da programação especial em razão da Semana da Criança. Os pequenos receberam visitas de voluntários que levaram alegria ao local com música, balões e números de mágica, além de uma Pet Terapia, na qual as crianças puderam interagir com três cachorros da raça Golden Retriever.

De acordo com a superintendente do IJF, Riane Azevedo, a iniciativa tem como objetivo promover uma permanência mais confortável durante a hospitalização e também alertar os pais e responsáveis sobre os comportamentos e situações de risco, que podem resultar em traumas graves, sequelas permanentes e até em mortes por acidentes domésticos ou em ocorrências de trânsito.

“A semana da criança já é uma ação tradicional do IJF e tivemos a ideia de acolher essas pessoas que queriam dar alguma contribuição. Todos os dias temos atividades diferentes, os servidores também participam e todo mundo se engaja com esse intuito de trazer alegria para as crianças. A gente aproveita a oportunidade para passar a mensagem de prevenção de traumas, inclusive em relação a brinquedos que não são adequados”, declarou Riane.

A assistente social Vivianny Bezerra relata que os acidentes com crianças são impactantes porque também mexem com a estrutura familiar e requer uma rede de cuidados específica, sobretudo para os pacientes de longa permanência e aqueles vindos do interior do Ceará. A ação do Dia das Crianças se torna importante por transformar o hospital em um ambiente mais alegre e acolhedor.

“As crianças ficam ansiosas porque estão aqui, sabem que é o Dia das Crianças e se estivessem em outro lugar, estariam tendo outra vivência. Então se torna um dia emocionante, no qual eles passam a tarde brincando, sendo entretidos com atividades diferentes e a presença de voluntários, que trouxeram inclusive ações educativas”, descreveu.

Um desses voluntários é o artista de balões Israel Campos, que completa, neste 12 de outubro, um ano de dedicação semanal às crianças do IJF. Ele atende cerca de 600 crianças por mês na unidade hospitalar e acredita que, para o trabalho ter sentido, precisa ser contínuo.

“Todas as terças eu faço esculturas de balões, malabares e palhaçadas. Desde o mês passado eu me preparo para esse Dia das Crianças. O trabalho é uma troca e eu não encaro essas que estão no hospital com tristeza, pois são crianças em qualquer lugar. É uma oportunidade de expressar o que eu faço e receber sorrisos em troca”, disse.

Márcia Fernandes acompanhava o filho David Miguel, de um ano de idade, na enfermaria pediátrica. Ela vê as ações com as crianças como uma oportunidade de distração. “Eles interagem, ganham brinquedos e ficam bem mais animados. Ficam tão alegres que não querem nem sair e acompanham todo o movimento dos palhaços”, afirmou.

Pet Terapia

uma criança num leito de hospital brinca com um cachorro
O objetivo da Pet Terapia é auxiliar no tratamento, trazendo bem estar e saúde emocional, física, social e cognitiva. Foto: Kiko Silva 

Este já é o terceiro ano que o IJF recebe cães da raça Golden Retriever para interagir com as crianças internadas. O objetivo da Pet Terapia é auxiliar no tratamento, trazendo bem estar e saúde emocional, física, social e cognitiva. “As crianças adoram os animais. Esses cachorros são muito dóceis, geralmente já exercem esse tipo de atividade, muitas vezes acompanham até pessoas cegas. Os servidores também adoram. Todos querem tirar fotos, é um momento muito alegre”, completou Riane Azevedo.

Semana da Criança do IJF

Durante a Semana da Criança do IJF serão distribuídos materiais informativos, brinquedos, itens de higiene pessoal, livros e revistas em quadrinhos. Também serão realizadas exibições de filmes, oficinas de música, balões, pinturas de rosto e penteados, além das visitas de super-heróis, grupos culturais e projetos sociais para orientações sobre saúde bucal e nutricional. Ainda colaboram com as ações a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e a Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira.

Na manhã desta quinta-feira (14), as crianças receberão as visitas de mascotes do Ceará Sporting Club (Vovô), do Ferroviário Atlético Clube (Tutuba) e do Fortaleza Esporte Clube (Juba e Stella).

 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Prefeitura de Fortaleza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + 13 =

Verifique também

Bolsonaro quer que Auxílio Brasil chegue a R$ 400, mas lançamento é adiado

Em reunião na tarde de segunda-feira (18) no Palácio do Alvorada, ficou decidido que não h…