Início Saúde Casos de miopia em crianças aumentam 400% em período pandêmico

Casos de miopia em crianças aumentam 400% em período pandêmico

3 leitura mínima
0
0
25
#


De acordo com um estudo realizado na China e publicado na revista científica JAMA Ophthalmology, divulgada em abril deste ano, a pandemia da Covid-19 provocou um grande aumento de miopia precoce em crianças. O longo período de isolamento social intensificou o uso excessivo dos aparelhos eletrônicos que fazem parte do mundo infantil. O estudo mostra um crescimento de 400% de miopia em crianças e o aumento assustador de 1,5 e 2 graus durante o ano passado.

A miopia é um erro refrativo do globo ocular no qual a imagem dos objetos são focados à frente da retina, fazendo com que a visão à distância pareça turva. O míope, então, apresenta dificuldades para ver de longe. A Organização Mundial de Saúde (OMS), estima que entre 2020 e 2050 os casos de miopia aumentem 89% no Brasil e 49% no restante do mundo. Ainda de acordo com dados da OMS, a pandemia no Brasil já superou esta estimativa, reforçando a pesquisa chinesa, quando aponta um aumento de 39% nos atendimentos da rede pública, de crianças com miopia.

Segundo o oftalmologista David Almeida, além da exposição excessiva às telas digitais durante o confinamento, a falta de vitamina D e dopamina também influencia na deficiência visual. O isolamento social também causou deficiência de Vitamina D, pois as atividades ao ar livre foram suspensas e nossas crianças foram grandes prejudicadas. “A exposição aos raios solares estimula a produção da dopamina, um neurotransmissor que evita o alongamento do olho e, consequentemente, o desenvolvimento da miopia. É importante destacar ainda, que fatores externos e não não somente genéticos, estão relacionados à doença, apesar de ser necessário mais estudos a respeito”, afirma o especialista.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × cinco =

Verifique também

Defensoria lança site de adoção de cartinhas da campanha “Natal solidário para os abrigos”

A partir desta quarta-feira (1º), quem quiser adotar cartinhas da campanha “Natal solidári…