Início Educação Escola: quais os cuidados que os pais devem ter com os filhos no retorno

Escola: quais os cuidados que os pais devem ter com os filhos no retorno

7 leitura mínima
0
0
90

Segundo a especialistas, três medidas são essenciais nesse processo de retomada: distanciamento, uso da máscara e a higienização das mãos

Com a paralisação das aulas desde março, devido a pandemia pelo novo coronavírus, escolas passaram a ministrar aulas por meio de ferramentas digitais. Em setembro, conforme decreto estipulado pelo governador Camilo Santana, os colégios particulares tiveram a autorização de retomada do ensino de forma presencial. Para a medida, é necessário que se cumpra algumas regras como a autorização de apenas de 30% das crianças dentro da instituição de ensino.

Uma das preocupações dos pais nesse processo de retomada é de como minimizar os riscos de contaminação das crianças dentro das escolas. Conforme a infectologista do Hospital São José, Melissa Medeiros, é importante os pais focarem em três medidas que podem fazer a diferença nesse processo de retomada.

“A gente pode ressaltar várias medidas, mas vamos focar nas três principais. O distanciamento social de, pelo menos, um metro e meio, ensinando as crianças que elas devem ficar distantes, de preferência sem contato e sem abraçar. Elas precisam desse treinamento em casa. Informar quando elas estiverem em filas ou em sala devem manter o distanciamento. O segundo é a questão da máscara, pois eles precisam usar de verdade exceto quando estiverem comendo. E o terceiro é uma boa higienização das mãos, o álcool é uma alternativa quando não tiver água e sabão, elas precisam manter as mãos limpas”, evidenciou a médica.

Melissa Medeiros ressalta ainda que as atividades praticadas no dia a dia devem ser mantidas no retorno da escola, como: retirar a farda e colocar para lavar, deixar os sapatos em um local fora de casa, solicitar que as crianças não fiquem tocando no solado do sapatos. As medidas no âmbito escolar devem ser repassadas em casa para que as crianças entendam esse momento desafiador.

Confira as dicas dada pela especialista

  • individualização do material escolar: não compartilhar material escolar. Eles adoram trocar canetas, brinquedos. Evitar trocar de objetos;
  • Evitar aglomeração: Os pais devem deixar os filhos na porta da escola evitando aglomeração no hall de entrada do colégio;
  • Máscara ideal: o item deve ser de pano e que tenha dupla camada. Precisa ser confortável e que cubra o nariz e a boca. Geralmente essas máscaras têm durabilidade e quanto mais você fala, tosse, espirra, molha, ela fica com secreção e perde a durabilidade. O ideal é que se faça a troca a cada 2 horas, no máximo 3 horas. Na escola a criança deve levar mais duas alternativas dentro da mochila para cobrir todo esse período.
  • Álcool em gel: o essencial é a água e o sabão. O álcool é apenas uma alternativa. Usar o banheiro antes e depois das refeições sempre lavando as mãos. Nos intervalos entre uma aula e outra usar o álcool em gel, caso não tenha como lavar as mãos. O álcool existe de vários tipos, inclusive com hidrante, associado, o importante é que se verifique se há concentração acima de 60% que é o que realmente mata o vírus.
  • Lanche: a gente preconiza que o lanche seja individual. O ideal é que nas escolas não tenham self-service para não ter o risco de contaminação. É preferível que as crianças levem seus alimentos de casa, não importando qual seja, e que seja individual. Se for preciso comprar na cantina é importante manter o distanciamento e pedir para a criança, ao dividir a mesa com outros colegas, se mantenha calada para não expelir secreção que possa atingir outras pessoas que estejam ao redor da mesa.

Confira a entrevista com a infectologista🎤

Por: Rochelle Nogueira/ Câmara Municipal de Fortaleza

Foto: Érika Fonseca

  • Batalhão Escolar: dentro e fora dos colégios

    O Batalhão Escolar da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) é responsável pela segura…
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Givanildo Oliveira
Carregar mais Educação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 5 =

Verifique também

Oportunidade de emprego para atendente de lanchonete

O Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) está com vaga aberta para atendente de la…