Início Historia Especialistas acreditam ter descoberto impressão digital de Michelangelo em estátua

Especialistas acreditam ter descoberto impressão digital de Michelangelo em estátua

3 leitura mínima
0
0
39
#


De acordo com informações publicadas na última sexta-feira, 16, pela CNN, especialistas do Victoria & Albert Museum (V&A), de Londres, descobriram em uma estátua de cera uma marca que pode ser a impressão digital do mestre da Renascença, Michelangelo.

A estatueta em questão intitulada ‘A Slave’ é feita de cera em uma coloração vermelha escura. A obra de arte serviu como um esboço para uma escultura que nunca chegou a ser finalizada. Segundo os pesquisadores, é possível que a impressão do pintor tenha sido pressionada no material.

“É uma perspectiva empolgante que uma das impressões de Michelangelo possa ter sobrevivido na cera […] Essas marcas sugeririam a presença física do processo criativo de um artista”, afirmou um dos curadores seniores do V&A, Peta Motture, em comunicado para a BBC.

‘A Slave” estátua de Michelangelo /Crédito: Divulgação/ Victoria & Albert Museum.

Os pesquisadores concluíram que a peça foi produzida para integrar o elaborado e extenso projeto da tumba do Papa Júlio II, entre os anos de 1516 e 1519. A estátua retrataria uma figura jovem despida com o braço cobrindo o rosto. A versão maior da obra, intitulada ‘Young Slave’ não chegou a ser concluída.

De acordo com os especialistas, Michelangelo tinha o costume de destruir suas peças de esboço, por isso, caso comprovado, a impressão digital oferece uma rara perspectiva sobre os primeiros processos do artista, onde segundo os pesquisadores “a mente e a mão [do pintor] de alguma forma se unem”.

Todos os detalhes do estudo serão divulgados em um novo episódio do documentário da BBC ‘Secrets of the Museum’.

 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Israel Morison
Carregar mais Historia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − quatro =

Verifique também

Capoeiristas pedem para que seja denunciado vídeo de humor de influencers sobre a capoeira: “desrespeito à nossa arte”

Em vídeo publicado ontem (8) em seu Instagram com a legenda “Marca teus amigos que c…