Início Evento Fã do Samu, garoto de sete anos ganha festa de aniversário dos socorristas

Fã do Samu, garoto de sete anos ganha festa de aniversário dos socorristas

5 leitura mínima
0
0
39
#


Douglas Marinho tem o sonho de se tornar socorrista quando crescer(Foto:  Nayara Andrade).

Um menino que tem o dom de cuidar. Assim Jocenita Marinho descreve o filho, o garoto Douglas Marinho, que possui autismo e síndromes que afetam o sistema motor. Douglas é também um fã do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e, por isso, sua mãe e a equipe do Samu Fortaleza organizaram, neste sábado (24/07), uma festa surpresa para comemorar seus sete anos de vida.

Novos amigos, brincadeiras, bolo e muita diversão, além de todos os protocolos de segurança, marcaram este dia especial para Douglas, que já anunciou para os pais que quer ser socorrista do Samu quando crescer. A ideia é celebrada pela mãe, que vê em seu filho, desde pequenininho, a vocação para a área da saúde. Além disso, se orgulha por saber que ele seguirá seus passos, pois Jocenita é socorrista, atuando na rede particular de saúde.

“Meu filho recebeu de Deus o dom de cuidar. Ele ama tudo relacionado à medicina. Seus brinquedos prediletos sempre foram kit de médico e carrinhos de ambulância. Quando vê uma ambulância do Samu passando, ele quer entrar, diz que vai trabalhar lá e vai comprar uma casa com o dinheiro. Eu sou socorrista, trabalho em clínicas particulares. Ele diz que quer seguir meus passos, que quer ser um socorrista também. A saúde dele é frágil, mas ele é muito feliz e eu o amo mais que tudo”, afirma Jocenita.

Além da festa, Douglas ganhou outro presente especial: em novembro, ele integrará a nova turma de capacitação do Projeto Samu Júnior. O curso estimula habilidades técnicas e comportamentais para prevenção de acidentes na escola, no lar e em outros ambientes.

Projeto Samu Júnior

Ministrado por uma equipe composta por médico, pedagogo, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social e técnicos de apoio logístico, o curso acolhe crianças da Rede Municipal de Ensino e filhos de servidores municipais, com idade entre sete e 12 anos.

Os pequenos participantes aprendem de forma lúdica técnicas para imobilização de paciente acidentado, contenção de hemorragia, aplicação de bandagem, medidas em situações de queimadura, socorro à vítima de choque elétrico, reconhecimento de sinais de engasgo e afogamento, bem como reanimação cardiopulmonar.

“Para desenvolver as aulas, mantemos todos os cuidados previstos para a prevenção da disseminação do coronavírus, como uso de máscara e álcool em gel. Além disso, estamos formando turmas com a metade da capacidade máxima, para evitar aglomerações. Hoje, estamos com uma turma de 10 alunos, mas já capacitamos cerca de 300 crianças desde o lançamento do projeto em 2003”, afirma Ecleidson Fragoso,coordenador de eventos do Samu 192 Fortaleza. A festa surpresa ocorreu neste sábado (24/07)

 

Por Prefeitura de Fortaleza

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Redação Pirambu News
Carregar mais Evento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + dezesseis =

Verifique também

Prefeitura inicia obras do novo skatepark da Avenida Beira-Mar

Com espaço arborizado, a pista de skate terá mais de 2 mil metros quadrados de área(Foto: …