Início Barra do Ceará Fé e Devoção arrasta multidão na Caminhada Com Maria

Fé e Devoção arrasta multidão na Caminhada Com Maria

12 leitura mínima
0
0
17
#


Arquidiocese de Fortaleza celebra sua padroeira  na  17ª Edição da Caminhada Com Maria com o tema:“Maria caminha conosco na construção da paz”

Caminhada com Maria acontecerá próxima quinta (15) em Fortaleza, o evento é marco do encerramento dos festejos de Nossa Senhora da Assunção, padroeira da cidade.

 

Todos os anos arrasta multidão de fiéis que saem em procissão do Santuário de Nossa Senhora da Assunção, localizado no bairro  Vila Velha seguindo em direção a Catedral Metropolitana de Fortaleza, onde a imagem da padroeira é coroada. 

Caminhada Com Maria 2008 125 [800x600].jpg

O tema escolhido para deste ano é “Maria caminha conosco na construção da paz”  e o lema: “Graças ao coração misericordioso de nosso Deus, que envia o Sol nascente do alto … para iluminar os que estão nas trevas, …e dirigir nossos passos no caminho da paz”. (cf. Lc 1, 78-79)

Percurso

Saindo do Santuário de Nossa Senhora da Assunção á Catedral Metropolitana de Fortaleza, são aproximadamente 12,5 quilômetros.

Durante o trajeto podemos observar diversas manifestações de fé, expressas pelos devotos em suas casas ornamentadas, nas vestes e portando múltiplos símbolos religiosos.

11888094_1097427586957811_4542941880132526582_n.jpg

Servir

O evento durante suas 17 edições reúne uma equipe de planejamento e também divulgação, podemos destacar esse ano a composição da identidade visual da Caminhada Com Maria, conversamos com Arlan Rodrigues, designer , criador da Arte de Divulgação desse ano.

Pirambu News:  O intuito da arte é divulgar a Caminhada Com Maria e também evangelizar e como aconteceu esse processo criativo?

Arlan Rodrigues : O primeiro passo é olhar para a figura de Maria, sua doce e terna beleza. A imagem de Nossa Senhora da Assunção traduz para nós o quanto é necessário evangelização através do design. Desses aspecto aconteceu a criação, juntamente com a temática proposta para este ano: “Maria caminha conosco na construção da paz.” Assim, flui o processo de criação da identidade visual da Caminhada com Maria 2019.

Pirambu News: A Caminhada com Maria arrasta multidões, sendo um dos maiores eventos católicos promovidos pela arquidiocese de Fortaleza e todos os anos ao longo desses 17 anos foram produzidas outras peças, essa atual tem algum traço dos anos anteriores?

Arlan Rodrigues : Sim. No ano de 2017 criei a identidade dos 15 anos da Caminhada com Maria. Se alguém pegar as duas artes, percebe uma mera semelhança por conta da aquarela, do estilo tipográfico, composição e das colagens que existem.  O diferencial é a forma de como a arte de 2019 se une a temática. Percebe-se cores que remetem a paz e a esperança, além de figuras como pombo, ramos e faixa branca, conduzindo assim o olhar das pessoas ao tema proposto.

Pirambu News: Quais foram os desafios para produção desse material?

Arlan Rodrigues : Sempre haverá desafios na criação de peças para a Arquidiocese, pois é necessário um empenho maior e dedicação, sua arte estará nos quatro cantos de Fortaleza. Exige um certo profissionalismo e amor.  Além da criação das diversas peças que são solicitadas, como posters para as redes sociais, outdoor e cartazes.

Pirambu News:Fortaleza celebra sua padroeira, conta para a gente como é trabalhar na arte da Caminhada Com Maria.

Arlan Rodrigues : Um frase do Papa Francisco me motiva a servir e ser missionário da comunicação: “A Igreja precisa de vocês, do entusiasmo, da criatividade e da alegria que lhes caracterizam! Por isso, é muito gratificante oferecer seu dom a serviço da evangelização, principalmente em um grande evento de fé que é a Caminhada com Maria. Agradeço a comissão organizadora da Caminhada com Maria pela confiança em nosso trabalho.

Descrição da Identidade

IMG-20190725-WA0031.jpg

A identidade visual é a beleza da comunicação. Nele podemos destacar as cores que remetem a construção da Paz, seguindo o tema do ano. O branco na flamula acima com a data do evento, o fundo contrastando com o azul aquarela, os três pombos que simbolizam a Santíssima Trindade (o pombo maior Deus, vem com os braços abertos de Nossa Senhora ser o sol de nossas vidas, percebe-se o anjo maior apontando para o pombo/Deus/Céu). Os ramos verdes traduzem a esperança que todos nós temos de um mundo melhor.  Por trás de Maria percebe-se tons azuis e amarelados destacando sua santidade e realeza. Na lateral esquerda de Maria, temos escrito o nome do evento (Caminhada com Maria 2019) e as informações gerais. E na direita o tema e o lema.

Peça: Identidade Visual da Caminhada com Maria 2019

Criative Dei – Arlan Rodrigues

criativodedeus@gmail.com

(85) 98659-9282

Sobre Arlan Rodrigues:

Apaixonado pela comunicação e artes gráficas, secretário paroquial, pasconeiro da Arquidiocese de Fortaleza e colaborador da PASCOM do Regional da CNBB NE 1, designer gráfico na Creative Dei, graduando em comunicação social: futuro publicitário.

Entenda a Caminhada Com Maria 

Edições da Caminhada  com Maria:

1ª edição: Caminhamos com Maria, em seu Caminho que é Jesus (2003);

2ª edição: Caminhamos com Maria, modelo insuperável da contemplação de Cristo (2004);

3ª edição: Com Maria seguimos Jesus Eucaristia (2005);

4ª edição: Com Maria somos discípulos e missionários de Jesus Cristo (2006);

5ª edição: Com Maria, discípula e missionária de Jesus, a serviço da vida (2007);

6ª edição: Caminhamos com Maria, Mãe dos discípulos de Jesus Cristo (2008);

7ª edição: Caminhamos com Maria na fidelidade de Cristo (2009);

8ª edição: Caminhamos com Maria: Fica conosco, Senhor! (2010);

9ª edição: Caminhamos com Maria, acolhendo Jesus a Palavra de Deus (2011);

10ª e 11ª edições: Com Maria no Caminho da Fé (2012/2013);

12ª edição: Com Maria no caminho da Esperança (2014);

13ª edição: Caminhamos com Maria, na Caridade de Cristo (2015);

14ª edição: Caminhamos com Maria, a Mãe da Misericórdia (2016);

15ª edição: Maria caminha conosco no caminho que é Jesus (2017)

16ª edição: Caminhamos com Maria, “Mãe da Igreja”, e lema: “Mulher eis aí o teu Filho. Filho, eis aí a tua Mãe” (cf. Jo 19,27) (2018).

17ª edição:  Maria Caminha conosco na construção da Paz (2019) 

Caminhada com Maria patrimônio cultural imaterial do Brasil – Lei nº 13.330

O intuito da Caminhada com Maria é reunir os filhos de Deus para louvar e agradecer as bênçãos realizadas em suas vidas e homenagear a Mãe de Jesus, padroeira de nossa cidade. Desde o seu primeiro ano é organizada pela Arquidiocese de Fortaleza e foi decretada em 5 de junho de 2015 como patrimônio cultural imaterial do Brasil, sob a Lei Nº 13.330.

Serviço:

Evento: Caminhada com Maria.
Quando: 15 de agosto.
Horário: 14 horas – Saída
Local: Santuário Nossa Senhora da Assunção
Endereço: Av. Dom Aloísio Lorscheider, 960 – Conjunto Nova Assunção – Vila Velha, Fortaleza – CE
Concentração: Ponte da Barra do Ceará
Chegada: Catedral Metropolitana de Fortaleza

Contato: Setor de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza.
Telefone: (85) 3388 -8703

Pirambu News – Publicado por Aline Herculano em 07/08/2019 – Fortaleza-Ce

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Redação Pirambu News
Carregar mais Barra do Ceará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + dezoito =

Verifique também

Prefeitura inicia obras do novo skatepark da Avenida Beira-Mar

Com espaço arborizado, a pista de skate terá mais de 2 mil metros quadrados de área(Foto: …