Início covid-19 Fortaleza vacina 34% da população com a primeira dose da vacina contra a Covid-19

Fortaleza vacina 34% da população com a primeira dose da vacina contra a Covid-19

5 leitura mínima
0
0
45
#


Mais de 900 mil pessoas receberam a primeira dose desde 18 de janeiro(Foto: PMF).

O número de vacinados com a primeira dose do imunobiológico contra a Covid-19 em Fortaleza ultrapassou a marca de 900 mil. Segundo a titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Estela Leite, 914.149 pessoas receberam a primeira dose da vacina, representando 34% da população geral.

Os dados foram apresentados nesta segunda-feira (21/06), durante live do balanço diário de vacinação no município.

“Os números são cada vez mais animadores. Isso é fruto de um trabalho coordenado, em equipe, que se inicia no Governo do Estado, passa pela Secretaria Municipal da Saúde através de todas as nossas coordenações, e se encerra na aplicação da vacina pelas nossas equipes”, salientou a secretária.

A campanha também concluiu o esquema de vacinação em 338.945 fortalezenses. Ou seja, pessoas que receberam primeira e segunda doses do imunizante.

Em relação à população em geral, fase atual da campanha em que as doses estão sendo aplicadas em esquema escalonado por idade, já se somam 231.202 pessoas contempladas com a primeira dose da vacina.

Ampliação de postos

A Prefeitura de Fortaleza ampliou de 53 para 113 os pontos de vacinação contra a Covid-19, buscando acelerar ainda mais o andamento da campanha.

A partir desta segunda (21/06), 100 postos de saúde, quatro Cucas, três policlínicas, três shoppings, Sesi Parangaba, Castelão e Centro de Eventos estão absorvendo a demanda por vacinas no município.

Com esse aumento, a Prefeitura adicionou novas listas de agendados para as próximas doses, já atingindo o público nascido em 1984.

“O poder público está fazendo sua parte, estamos com uma força-tarefa enorme, um contingente enorme de pessoas trabalhando. É importante que você não falte, aproveite essa oportunidade”, ressaltou Ana Estela.

Repescagem

Pessoas nascidas entre os anos 1964 e 1970, que perderam o agendamento da vacina, ainda têm chance de receber as doses.

A Prefeitura está com um esquema de repescagem para atender esse público. É só comparecer a um dos centros de vacinação, seguindo o calendário por ano de nascimento, e comprovar o agendamento anterior na etapa correspondente à população em geral.

O atendimento ocorre de 9h às 17h. Confira o calendário:

1964 – 21/06 (segunda-feira)
1965 – 22/06 (terça-feira)
1966 – 23/06 (quarta-feira)
1967 – 24/06 (quinta-feira)
1968 – 25/06 (sexta-feira)
1969 – 26/06 (sábado)
1970 – 28/06 (segunda-feira)

“Se, por acaso, você está com a data do cartão da segunda dose da vacina AstraZeneca vencendo, por exemplo, se hoje é o último dia, pode comparecer em qualquer um dos centros de vacinação, caso ainda não tenha sido chamado. Ou mesmo se você perdeu a data do agendamento”, lembrou Ana Estela.

Idosos

Residentes em Fortaleza acima de 60 anos, cadastrados na plataforma de vacinação Saúde Digital, que ainda não tomaram a vacina, também devem procurar qualquer um dos 113 centros de vacinação.

Por Prefeitura de Fortaleza

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Redação Pirambu News
Carregar mais covid-19

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × cinco =

Verifique também

Loja de açaí na Barra do Ceará tem vagas para caixa, atendimento e produção

Candidatos interessados nas vagas disponíveis devem enviar o currículo por e-mail(Foto: di…