Início Saúde Governo Federal começa a distribuir as vacinas da Pfizer nesta segunda-feira (3)

Governo Federal começa a distribuir as vacinas da Pfizer nesta segunda-feira (3)

5 leitura mínima
0
0
40

O Ministério da Saúde começa a distribuir nesta segunda-feira (3), 1 milhão de doses da vacina da Pfizer/BioNTech aos 26 estados do país e ao Distrito Federal. A distribuição começa após pedido de estados e municípios, que solicitaram mais tempo para organizar o armazenamento do imunizante, que precisa ser mantido em temperaturas baixas.

No total, a pasta recebeu 1 milhão de doses na última quinta (29). Nesta remessa, serão enviadas 499,5 mil doses para a primeira aplicação, divididas de forma proporcional e igualitária entre todos os estados e Distrito Federal. As doses para a segunda aplicação serão distribuídas nas próximas semanas.

De acordo com o ministério, a vacina da Pfizer está sendo destinada para vacinação de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, e pessoas com deficiência permanente. A comprovação das comorbidades pode ser realizada com exames, receitas, relatório ou prescrição médica, entre outros.

Por causa da necessidade das doses serem armazenadas a uma temperatura de -90 graus Celsius (°C) a -60°C, de serem expostas a temperatura de -20ºC ao serem enviados aos estados e ficarem refrigeradas de 2ºC a 8ºC nas salas de vacinação, as doses precisam ser aplicadas em até cinco dias.

E devido o problema do armazenamento, o Ministério da Saúde orienta que, neste momento, a vacinação com o imunizante se restrinja às 26 capitais brasileiras e ao Distrito Federal, de forma a evitar prejuízos e garantir o esquema vacinal de 12 semanas entre uma dose e outra.

Magda Almeida, secretária Executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) disse que Ceará deve receber um lote com 17.550 das vacinas da Pfizer e que, neste primeiro momento, deverá ser distribuído apenas para Fortaleza.

“Essa vacinação tem algumas características diferentes porque ela (vacina) precisa ser armazenada em temperaturas negativas. Precisa ser diluída e aplicada de forma diferente”, ressaltou.

Do total de vacinas previstas, 8.775 (50%) devem chegar na segunda-feira (3). O imunizante será o terceiro aplicado em território cearense, visto que o Estado já iniciou o esquema vacinal com as doses daCoronaVac (Sinovac/Butantan) e AstraZeneca (Oxford/Fiocruz) desde janeiro deste ano. A outra metade (8.775) da remessa das doses da Pfizer tem previsão de chegar ao Ceará até dia 19 de maio.

O imunizante deverá ser disponibilizado para pessoas do grupo da 3ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, e pode ser usado em pessoas com mais de 16 anos. Serão duas doses, com intervalo de 21 dias entre a primeira e a segunda.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + catorze =

Verifique também

Novo decreto: flexibilização avança em Fortaleza e Sobral

No início da noite desta sexta-feira (14), o governador do Ceará anunciou o avanço da flex…