Início Saúde Hemoce lança campanha “A Primeira Doação a Gente Nunca Esquece”

Hemoce lança campanha “A Primeira Doação a Gente Nunca Esquece”

5 leitura mínima
0
0
31

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), lança, nesta terça-feira (4), uma nova campanha para atrair novos doadores de sangue. A ação será divulgada em todas as unidades do Hemoce em Fortaleza e nos Hemocentros Regionais do interior do Ceará entre os dias 4 e 31 de maio.

Com o slogan “A Primeira Doação a Gente Nunca Esquece”, o Hemoce pretende sensibilizar e conscientizar a população que ainda não doou sangue para realizar o gesto de solidariedade. Nos últimos três anos, o Hemocentro cearense teve uma redução de cerca de 30% no número de pessoas que doaram pela primeira vez. “É uma ação de incentivo para quem ainda não viveu a experiência de ajudar a salvar vidas doando sangue. Nós precisamos estimular novas pessoas para ampliar o número de doadores e manter a doação como um gesto regular, voluntário, anônimo e altruísta”, explica Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce.

Uma das estratégias da campanha é que novas pessoas sejam convidadas por quem já é doador. No período da ação, quem doar nas unidades do Hemoce receberá um ticket chamado de “Passaporte da Solidariedade”. O bilhete é um convite para quem ainda não doou. Quem for ao Hemoce e apresentar o ticket, terá atendimento preferencial. “É um incentivo a mais para estimular o gesto de solidariedade, um presente de quem já é solidário e deseja multiplicar as boas ações. O passaporte dá acesso a atendimento prioritário de segunda a sexta-feira em todas as unidades do Hemoce, mas é necessário fazer o agendamento da doação”, indica a coordenadora.

Nas redes sociais haverá também uma ação para engajar os seguidores. Será criado o desafio “Minha Primeira Vez no Hemoce”. A ideia é que os seguidores desafiem os amigos das plataformas digitais a irem aos postos de coleta. O novo doador será motivado a gravar um vídeo contando como foi sua experiência de doar sangue pela primeira vez. A campanha será divulgada em todo o Estado com peças ilustrativas para redes sociais, cartazes, banners e painéis de fotos.

Para ser um doador de sangue, é necessário atender alguns critérios: estar saudável, ter entre 16 e 69 anos de idade – contanto que a primeira doação seja até os 60 anos –, pesar mais de 50kg e apresentar um documento de identificação oficial e com foto.  Os menores de 18 anos precisam do termo de consentimento para doar assinado pelos pais ou responsável legal. O documento está disponível no site do Hemoce ou pode ser retirado em quaisquer das unidades de coleta do Hemocentro.

Agende sua doação

O Hemoce está recebendo os doadores com hora marcada para evitar aglomerações nas unidades. Os voluntários podem agendar um horário pelo site: doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones de contato de cada unidade. Em Fortaleza, os doadores podem ligar para (85) 3101.2305 ou (85) 9.9681.7597 – WhatsApp.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − 9 =

Verifique também

Novo decreto: flexibilização avança em Fortaleza e Sobral

No início da noite desta sexta-feira (14), o governador do Ceará anunciou o avanço da flex…