Início Saúde Hemoce promove live sobre doença falciforme nesta quinta-feira (17)

Hemoce promove live sobre doença falciforme nesta quinta-feira (17)

3 leitura mínima
0
0
38

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), realizará nesta quinta-feira (17) uma transmissão ao vivo pelo YouTube, a partir das 14h, para discutir temas ligados à doença falciforme, que tem Dia Mundial de Conscientização marcado neste sábado (19).

O Hemoce atende cerca de 500 pessoas com a doença falciforme em todo o Ceará. Os pacientes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar composta por hematologistas, enfermeiros, assistentes sociais, ortopedista, psicólogo, nutricionista, odontólogo, fisioterapeutas, além de profissionais de outras especialidades.

Na programação online, pacientes, familiares e equipe disciplinar do Hemoce vão falar sobre os sintomas, tratamento e como ter mais qualidade de vida convivendo com o diagnóstico.

Doença Falciforme

A doença falciforme é hereditária e provoca má formação nas hemácias (glóbulos vermelhos). “As células normais são arredondadas e maleáveis. Com as alterações, essas células passam a ter um formato de meia lua ou foice, impedindo a circulação de sangue e oxigênio para tecidos e órgãos, causando várias complicações”, explica a hematologista Fernanda Benevides.

Os principais sintomas são: dores nas articulações, anemia, olhos amarelados, atraso no desenvolvimento e crescimento infantil, inchaço nos punhos, tornozelos, além de aumentar o risco de infecções e AVC.

A principal forma para diagnosticar a doença é por meio do teste do pezinho, que é realizado logo nos primeiros dias de vida das crianças. Outra forma é o exame de sangue eletroforese de hemoglobina, que é realizado em crianças com mais de seis meses e em adultos.

Serviço

Hemoce: sintomas e tratamento da doença falciforme

Data: quinta-feira (17)

Horário: a partir das 14h

Acesse o canal do YouTube do Hemoce

 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + 13 =

Verifique também

Nordestino conquista primeiro ouro para o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio

Na madrugada desta terça-feira (27), o Brasil foi ouro nas Olimpíadas de Tóquio. O nordest…