Início Internacional Leiloeiro é criticado por museu do holocausto após anúncio de venda de itens de Auschwitz

Leiloeiro é criticado por museu do holocausto após anúncio de venda de itens de Auschwitz

2 leitura mínima
0
0
24
#


A realização de um leilão no próximo dia 9 em Jerusalém tem preocupado o chefe do Memorial do Holocausto de Israel.

A polêmica teve início quando o leiloeiro Meir Tzolman anunciou que iria vender objetos que, no passado, foram utilizados para tatuar prisioneiros no campo de concentração de Auschwitz.

Conforme afirma a casa de leilões Tzolmans em seu site oficial, o conjunto de 14 carimbos com agulhas, que acompanha um manual do fabricante é “o item mais chocante do Holocausto“. Apesar da repercussão negativa da iniciativa, Tzolman declarou à Rádio do Exército que seu objetivo com a venda era “aumentar a conscientização” das pessoas.

“Sou o último a subestimar ou diminuir o valor do Holocausto”, declarou o leiloeiro, de acordo com informações da BBC. “Quero ter certeza de que o item cairá nas mãos certas e não desapareça das páginas da história.”

Segundo a casa de leilões, o conjunto é um dos três existentes no mundo, sendo que um deles estaria em exposição no Museu Médico Militar de São Petersburgo, na Rússia, enquando o último no Museu de Auschwitz.

Conforme a fonte, Dani Dayan, presidente do Memorial do Holocausto, Yad Vashem, manifestou sua indignação com a venda por meio de uma nota compartilhada em seu perfil no Twitter.

Na publicação, Dayan considerou que a instituição “se opõe à existência de um mercado para objetos judeus ou nazistas da época do Holocausto” e declarou que “comerciantes gananciosos” apenas servem para encorajar esse tipo de atividade.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Israel Morison
Carregar mais Internacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 1 =

Verifique também

Capoeiristas pedem para que seja denunciado vídeo de humor de influencers sobre a capoeira: “desrespeito à nossa arte”

Em vídeo publicado ontem (8) em seu Instagram com a legenda “Marca teus amigos que c…