Início policia federal Policia Federal PF realiza operação contra lavagem de dinheiro e desvio de recursos no Ceará

PF realiza operação contra lavagem de dinheiro e desvio de recursos no Ceará

2 leitura mínima
0
0
31
#


Na manhã desta terça-feira (7), a Polícia Federal realizou a Operação “Fruto de Espinho 2”, para abrir um inquérito policial que apura fraude em licitação, lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos federais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense.

Ao todo, 15 policiais federais cumpriram três mandados de busca e apreensão em domicílios investigados em Fortaleza e Jati, no interior do Ceará. Foram apreendidas mídias, celulares e documentos.

As investigações começaram em 2019, com indícios de um esquema criminoso que beneficiou uma empresa que recebeu quase R$ 6 milhões e 300 mil com dois processos sem exigência de licitação da prefeitura de Juazeiro do Norte nos anos de 2017 e 2018, com possível favorecimento ilícito de agentes políticos e lavagem de dinheiro.

Nesta segunda fase da operação da Polícia Federal, são investigados os crimes de corrupção e lavagem de dinheiro em virtude da aquisição de apartamentos no bairro Lagoa Seca, em Juazeiro do Norte, e a destinação de unidades, ou equivalente em dinheiro, como forma de propina a um ex-prefeito da cidade.

As investigações continuam com análise do material apreendido na operação policial. Os investigados nesta fase da operação poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de lavagem de dinheiro, estelionato qualificado, corrupção ativa e passiva e peculato – art. 1º da lei 9.613/98; 171 § 3º, 312, 317 e 333 do Código Penal.

 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Policia Federal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + 4 =

Verifique também

PF deflagra Operação Policial Colosseum que investiga fraudes e corrupção em obra do estádio Castelão

A Polícia Federal deflagrou a Operação Policial Colosseum, na manhã desta quarta-feira (15…