Início Educação Prefeitura de Fortaleza inicia acolhimento das famílias dos alunos da Rede Municipal

Prefeitura de Fortaleza inicia acolhimento das famílias dos alunos da Rede Municipal

4 leitura mínima
0
0
178
#


A Prefeitura de Fortaleza iniciou, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), nesta segunda-feira (09), o acolhimento de pais de alunos matriculados na Rede Municipal, com o objetivo de compartilhar informações e tirar dúvidas sobre o plano de retomada das aulas presenciais, que iniciarão no próximo dia 8 de setembro. Esta fase prossegue até sexta-feira (13), nas unidades escolares.

Organizada pelas equipes das unidades escolares, conforme orientação da SME, a acolhida dos pais ou responsáveis acontece de forma presencial, com divisão por turmas e turno, seguindo todos os protocolos necessários ao enfrentamento da Covid-19. Vale destacar que nestes momentos a gestão escolar esclarece informações sobre nova rotina escolar, protocolos sanitários, modelo de ensino, intervenções estruturais, assim como acompanhamento da saúde dos alunos durante as aulas presenciais e a realização da avaliação diagnóstica.

Esse momento de acolhida foi também uma oportunidade para fortalecer a parceria entre as famílias e a escola. A retomada das aulas presenciais e todas as etapas previstas para a preparação da Rede segue rigorosamente as medidas sanitárias orientadas pelo Governo do Estado, pela Prefeitura de Fortaleza e demais autoridades de Saúde.

Retomada das aulas presenciais

Anunciada no último dia 26 de julho, o cronograma de retorno gradual das atividades presenciais nas escolas do Município é composto de ações de sensibilização, incluindo a acolhida de profissionais e familiares dos alunos, formações sobre protocolos sanitários, avaliação dos níveis de aprendizagem e volta escalonada por séries às aulas presenciais, por semana.

O faseamento prevê que, na primeira etapa, serão contempladas com as aulas presenciais as turmas do Infantil III, IV e V e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental (33,2% dos alunos matriculados); na segunda etapa, serão incluídos os alunos do Infantil I e II e 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental (totalizando 61,3% dos estudantes da Rede); e na última etapa, os estudantes do 6º, 7º, 8º e 9º anos e da Educação de Jovens e Adultos (100% dos alunos da Rede Municipal).

Ao final de setembro, todos os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental já devem ter retornado às aulas presenciais, mas com rodízio semanal – aulas presenciais numa semana, com grupos que representam 50% do quantitativo da turma, e na posterior com a realização de atividades domiciliares.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + 16 =

Verifique também

Como lidar com o estresse? 70% da população brasileira já apresentou sintomas relacionados

O Dia Nacional do Combate ao Estresse, comemorado nesta quinta-feira (23), alerta para os …