
A programação gratuita de 22 a 26 de abril conta com debate sobre a escultora Maria Martins, além de atividades infantis e prática de yoga
A programação de atividades semanal começa na quarta-feira (22) com o Pouso do Trabalhador, das 12h30 às 13h30, no hall. Em alusão ao aniversário de 300 anos da capital, o público pode participar da oficina “A arte do Kirigami e a cidade de Fortaleza”, conduzida por Franklin Ferreira. A oficina, selecionada pelo Edital de Credenciamento da Pinacoteca, ensina a técnica japonesa de recorte e dobradura para criar cartões tridimensionais de pontos turísticos da cidade. São 15 vagas por ordem de chegada e acessível em Libras. Ao final da tarde, às 17h, o Yoga ao Pôr do Sol acontece no pátio do museu com Keyvi Costa conduzindo a pratica hatha yoga para até 30 participantes. A participação é mediante ordem de chegada, as vagas ficam disponíveis a partir de uma hora antes do início, na recepção.
O sábado (25) traz a performance “Rotas”, de Léo Silva, às 16h, no hall de entrada. Selecionada pelo edital do 1º Ciclo de Exposições e Performances da Pinacoteca, a obra dialoga com os 300 anos de Fortaleza ao resgatar a história ferroviária do prédio da Pinacoteca, contíguo à antiga Estação João Felipe. Através do gesto de servir café, o artista reflete sobre as memórias e as temporalidades que atravessam o espaço desde o século XIX. Logo após, às 17h, Léo Silva conduz a Conversa de Ateliê “O que se passa quando se passa café?”, compartilhando seu processo criativo com os participantes.
Em cartaz
O público pode conferir ainda a Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará, com trabalhos de Chico da Silva pertencentes à coleção do museu e bastidores do processo de conservação e restauro. A classificação indicativa das mostras varia e a visitação é livre e gratuita de quarta a sexta-feira, de 10h às 18h, aos sábados de 12h às 20h e aos domingos, de 10h às 17h.
Sobre a Pinacoteca do Ceará
Inaugurada em dezembro de 2022 pelo Governo do Ceará, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 272 mil visitantes.
Serviço
22/4/2026 | quarta-feira | 12h30 às 13h30
[POUSO DO TRABALHADOR]
A arte do Kirigami e a cidade de Fortaleza
Com Franklin Ferreira
Local: Hall da Pinacoteca
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade: Libras
Gratuito. 15 vagas disponíveis por ordem de chegada
22/4/2026 | quarta-feira | 17h às 18h
Yoga ao pôr do sol [Hatha]
Com Keyvi Costa
Local: Pátio
Classificação Indicativa: Livre
Gratuito. 30 vagas disponíveis a partir de 1h antes da atividade
24 e 25/4/2026 | sexta e sábado | 15h às 16h
Visita Mediada
Com arte-educadores da Pinacoteca do Ceará
Local: Exposições em cartaz
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade: Libras
Gratuito. 20 vagas disponíveis a partir de 1h antes da atividade
24/4/2026 | sexta | 17h às 19h
[EXIBIÇÃO DE FILME + DEBATE]
Com a presença dos diretores Elisa Gomes e Francisco C. Martins
Local: Auditório
Classificação Indicativa: 10 anos
Gratuito. 100 vagas disponíveis por ordem de chegada
25/4/2026 | sábado | 16h às 18h
[PERFORMANCE + CONVERSA DE ATELIÊ]
Com Léo Silva
Local: Hall de entrada
Classificação Indicativa: Livre
Gratuito. Vagas disponíveis por ordem de chegada
26/4/2026 | domingo | manhã 10h30 às 11h30 | tarde 15h às 16h
[ATELIÊ CRIANÇA CRIA]
Colagem Mágica
Com Liza Maria
Local: Ateliê 1
Classificação Indicativa: Livre
Gratuito. 15 vagas disponíveis por ordem de chegada
Para crianças a partir de 5 anos acompanhadas de um responsável
Todas as atividades são gratuitas.
As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.



