As férias de janeiro estão acabando, mas ainda dá tempo de curtir uma programação cultural em Fortaleza, e o melhor, de forma gratuita. O Pirambu News listou 5 lugares que você pode ir e aproveitar antes de voltar ao ano letivo ou trabalho. Confira.
1 – PINACOTECA
Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará é um museu integrante da Rede Pública de Equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult - CE). O equipamento faz parte do Complexo Cultural Estação das Artes, que abriga o Mercado AlimentaCE, a Estação das Artes, o Centro de Designer, e, claro, a Pinacoteca do Ceará, além das novas sedes da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), totalizando uma área de 67 mil m2.
Aberto ao público de quinta a sábado,
das 12h às 20h e domingo, de 10h às 18h.
ENTRADA NAS EXPOSIÇÕES ENCERRA 30 MINUTOS ANTES
Rua 24 de maio, Praça da Estação s/n
Centro, Fortaleza
2 – ESTAÇÃO DAS ARTES
Falando em Estação das Artes, o equipamento não oferece apenas a Pinacoteca como foi falado acima. Inaugurado em março de 2022, a proposta é valorizar a cultura e a memória do povo cearense. O conjunto arquitetônico passou por restauração estrutural e modernização de prédios e galpões localizados em frente à praça Castro Carreira (Praça da Estação), agora devolvida à cidade como uma esplanada que integra o complexo. O investimento do Governo do Ceará na reforma e modernização do conjunto arquitetônico foi de R$ 82,8 milhões, e o projeto de intervenção teve início em agosto de 2019.
O público pode acessar as áreas comuns da Estação das Artes, que concentram a praça, o pavilhão de acesso, a gare e a plataforma, com a oferta de diversas programações nesses espaços. A área livre do Complexo Estação das Artes estará aberta para ser aproveitada por visitantes para atividades como andar de bicicleta, uso de patins e caminhadas. Localizada no Centro de Fortaleza, a Estação contempla ainda um fortalecimento da programação de outros espaços próximos, a exemplo do Passeio Público, o Museu da Indústria e o Dragão do Mar.
Quintas e sextas das 12h às 20h
Sábado 12h às 21h
Domingo 09h às 15h
Endereço: R. Dr. João Moreira, 540 – Centro, Fortaleza – CE, 60030-000
3 – BIBLIOTECA PÚBLICA DO CEARÁ
Muita gente já deve ter passado pela Biblioteca Pública do Ceará pelo menos uma vez na vida, mas ainda existem várias pessoas que nunca descobriram os encantos do lugar, principalmente após a reestruturação feita no equipamento, em 2021, que conta como um ambiente de criação e inovação e centro gerador e difusor de arte, cultura, conhecimento e memória por meio da interação estreita entre os livros e os leitores em seus mais variados suportes.
A Biblioteca Pública Estadual do Ceará é uma das mais antigas instituições de cultura do estado. Inaugurada no dia 25 de março de 1867 como Biblioteca Provincial do Ceará, o primeiro acervo foi constituído de obras clássicas trazidas da Europa com 1730 volumes, como consta no relatório do bibliotecário José de Barcelos, primeiro diretor da casa.
O seu acervo, hoje, reúne mais de 100 mil volumes organizados em diversas coleções, tendo no setor de Obras Raras um dos mais importantes acervos do País. Na BECE funciona também o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará e atua como equipamento de referência na rede integrada de bibliotecas municipais e comunitárias de todo o estado.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Terça à sexta: 9h às 20h
Sábado e domingo: 9h às 17h
ENDEREÇO
Avenida Presidente Castelo Branco, 255, Fortaleza-CE
Telefone: 85 3101.2545
4 – MUSEU DO SOM E IMAGEM
A história do Museu do Som e Imagem em Fortaleza é longa. Inaugurado em 1980, o Museu da Imagem e do Som do Ceará teve sua primeira sede no subsolo do prédio da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), também equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Em 1996, após reestruturação, o museu passou a ocupar a sua atual sede, situada na avenida Barão de Studart, 410. A casa que atualmente abriga o MIS-CE possui tombamento estadual e foi projetada pelo arquiteto José Barros Maia (Mainha), em 1951, com arquitetura sóbria e harmoniosa, jardins e flores, além da proteção de dois leões de porcelana vindos da cidade do Porto, em Portugal.
O MIS-CE passou por uma reestruturação, iniciada no ano de 2018, com a construção de um prédio anexo de cinco andares, situado ao lado do casarão, que oferece novos espaços e equipamentos de última geração, relacionados às áreas de atuação do museu. Nas cercanias, há ainda o conjunto arquitetônico do Palácio da Abolição, atual sede da administração estadual.
O Museu teve sua reinauguração no dia 31 de abril de 2022, com uma cerimônia de reabertura e uma programação especial estendida por duas semanas, contando com aulas, palestras, mostra de vídeos experimentais, apresentações musicais e visitas mediadas.
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.
Funcionamento:
Terça a quinta: 10h às 18h, com acesso às exposições até 17h30.
Sexta a domingo: 13h às 20h, com acesso às exposições até 19h30.
5 – PARQUE DO COCÓ
Por último, mas não menos importante, temos o Parque do Cocó. É o maior parque natural em área urbana do Norte/Nordeste e o quarto da América Latina, sendo o maior fragmento verde da capital cearense, com extenso manguezal e dunas milenares no entorno. Com mais de 2 km de trilhas interligadas, essa área é ideal para quem quer praticar esportes e contemplar a natureza.
O Parque é uma ótima opção para fazer um piquenique, Ecoturismo, calçadão destinado a caminhadas, espaços para piquenique, parques infantis, complexo esportivo, equipamentos de ecoaventura, Projeto Viva o Parque, auditório Viva Cocó, anfiteatro para eventos, passeios de barco pelo rio Cocó e trilhas ecológicas.
Av. Padre Antonio Tomás, S/N – Bairro Cocó, em frente ao supermercado Pão de Açúcar