Os serviços de registro civil à população em situação de vulnerabilidade social da Capital e Interior ofertados pelo Caminhão do Cidadão serão realizados por biometria, com maior agilidade, comodidade e menor custo para os usuários. O atendimento biométrico foi iniciado esta semana, em Fortaleza e, a partir de segunda-feira (13), todas as unidades móveis da Secretaria da Proteção Social (SPS) contarão com kits de biometria para coleta das impressões digitais, fotografia facial e assinatura das pessoas atendidas, tudo de forma eletrônica. Os kits são fruto de uma parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária.
“A instalação de kits de biometria é uma inovação nos serviços do Caminhão do Cidadão, mais um benefício de cidadania que o Governo do Ceará oferece à população para desburocratizar e agilizar a emissão do documento de identificação”, destaca a titular da SPS, Onélia Santana. “Com a biometria, as pessoas não mais precisam levar fotos impressas ou “sujar” os dedos para registrar a Carteira de Identidade”, acrescenta o supervisor do Caminhão do Cidadão, Isaac Lima.
Toda a coleta de informações é envia para a Perícia Forense do Ceará (Pefoce), órgão responsável pela emissão de RGs. A SPS atua somente com o atendimento à população.