A Vila das Artes promove, de 31 de julho a 8 de agosto, uma agenda gratuita voltada à formação artística, com inscrições abertas para atividades nas áreas de artes visuais, dança e circo. O equipamento da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e gerido em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), oferece vagas em oficinas, minicursos, grupos de estudos, curso livre e no processo seletivo da 5.ª turma do Curso de Palhaçarias e Comicidades. As oportunidades estão distribuídas entre as Escolas Públicas de Artes Visuais, Dança e Circo.
Escola Pública de Artes Visuais abre inscrições para três atividades
A partir de 31 de julho, estarão abertas as inscrições para o minicurso Cartografias Insurgentes e Poéticas, ministrado por Laíse Frasão. A formação convida participantes a investigar processos de criação e experimentação artística por meio da construção de cartografias sensíveis. As aulas serão realizadas de 10 a 14 de agosto, em formato remoto, com 20 vagas destinadas a pessoas a partir de 18 anos.
Também estarão abertas, de 7 a 13 de agosto, as inscrições para mais duas formações. O minicurso O Arquivo como Campo de Disputa: práticas visuais e cinema de arquivo em tempos de inteligência artificial, ministrado por Rafael de Toledo Pedroso, será realizado de 17 a 21 de agosto, das 15h às 17h. Já a oficina “Estética do discurso artístico: uma abordagem dialógica”, com Samuel Facundo, ocorre de 24 a 28 de agosto, das 19h às 21h. Ambas as atividades oferecem 20 vagas para pessoas a partir de 18 anos.
Escola Pública de Dança segue com inscrições abertas
Continuam abertas até 7 de agosto as inscrições para a oficina “É sal, dançares de aproximação e consideração”, ministrada por Um Artista Periférico (Angelo William). A atividade propõe uma investigação em dança a partir de jogos, procedimentos coreográficos e práticas que articulam corpo, espaço e memória, aproximando participantes de poéticas periféricas e afrodiaspóricas. A oficina será realizada nos dias 17, 19, 24 e 26 de agosto, das 18h às 21h, com 20 vagas destinadas a pessoas a partir de 18 anos.
Escola Pública de Circo promove grupos de estudos, curso livre e seminário
A Escola Pública de Circo abre, no dia 3 de agosto, as inscrições para dois grupos de estudos on-line e para o Curso Livre de Tecido Acrobático. O grupo de estudos Pedagogias das modalidades circenses, com Patrick Nogueira, será realizado de 17 de agosto a 23 de novembro, enquanto Estudos do Riso: pedagogia e cena, com Ana Achcar, ocorre de 18 de agosto a 27 de outubro. As formações propõem espaços de pesquisa, leitura, debate e aprofundamento em temas ligados às artes circenses.
Também estarão abertas as inscrições para o Curso Livre de Tecido Acrobático, ministrado por Lívia Soares. A formação será realizada de 18 de agosto a 22 de outubro, com 10 vagas destinadas a pessoas a partir de 16 anos.
Ainda na programação, a Escola Pública de Circo realiza, no dia 8 de agosto, o II Seminário de Bufonaria da Casa Bufa, iniciativa dedicada à reflexão crítica e à partilha de processos criativos no campo da bufonaria, com Matheus Silva, Georgia Vitrilis, Joyce Malta e Ariadne Antico, e mediação de Alysson Lemos. A atividade é aberta ao público e será transmitida ao vivo pelo canal da Vila das Artes no YouTube.
Curso de Palhaçarias e Comicidades segue com inscrições abertas
Continuam abertas as inscrições para a 5ª turma do Curso de Palhaçarias e Comicidades, formação da Escola Pública de Circo voltada a quem deseja aprofundar pesquisas e práticas na linguagem da comicidade.
O curso oferece 16 vagas para pessoas a partir de 18 anos e possui certificação da Universidade Estadual do Ceará (Uece), na modalidade de Curso de Extensão. As inscrições seguem até 17 de agosto.
Serviço
CIRCO – Edital – Curso de Palhaçarias e Comicidades (5ª turma)
Formação voltada para quem deseja aprofundar sua pesquisa e atuação artística na linguagem da comicidade
Vagas: 16
Faixa etária: 18+
Inscrições até 17 de agosto
ARTES VISUAIS – Minicurso “Cartografias Insurgentes e Poéticas”, com Laíse Frasão
Atividade remota (Google Meet)
Aulas: 10 a 14 de agosto
Horário: 18h às 21h
Vagas: 20
Faixa etária: 18+
Inscrições até 6 de agosto
ARTES VISUAIS – Minicurso O Arquivo como Campo de Disputa: práticas visuais e cinema de arquivo em tempos de inteligência artificial, com Rafael de Toledo Pedroso
Aulas: 17 a 21 de agosto
Horário: 15h às 17h
Vagas: 20
Faixa etária: 18+
Inscrições: 7 a 13 de agosto (link disponível a partir do 7)
ARTES VISUAIS – Oficina Estética do discurso artístico: uma abordagem dialógica, com Samuel Facundo
Aulas: 17 a 21 de agosto
Horário: 19h às 21h
Vagas: 20
Faixa etária: 18+
Inscrições: 7 a 13 de agosto (link disponível a partir do dia 7)
DANÇA – Oficina É sal, dançares de aproximação e consideração, com Um Artista Periférico (Angelo William)
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro)
Aulas: 17, 19, 24 e 26 de agosto
Horário: 18h às 21h
Vagas: 20
Faixa etária: 18+
Inscrições até 7 de agosto
CIRCO – II Seminário de Bufonaria da Casa Bufa
Com Matheus Silva, Georgia Vitrilis, Joyce Malta e Ariadne Antico
Mediação: Alysson Lemos
Data: 8 de agosto
Horário: 13h às 17h
Faixa etária: 18+
Aberto ao público
Transmissão ao vivo pelo YouTube da Vila das Artes
CIRCO – Grupo de Estudos em Artes Circenses – Pedagogias das modalidades circenses, com Patrick Nogueira
Atividade remota (Google Meet)
Aulas: 17 de agosto a 23 de novembro (segundas-feiras)
Horário: 18h às 21h
Vagas: 40
Faixa etária: 18+
Inscrições: 3 a 13 de agosto (link disponível a partir do dia 3)
CIRCO – Grupo de Estudos em Artes Circenses – Estudos do Riso: pedagogia e cena, com Ana Achcar
Atividade remota (Zoom)
Aulas: 18 de agosto a 27 de outubro (terças-feiras)
Horário: 19h às 22h
Vagas: 40
Faixa etária: 18+
Inscrições: 3 a 13 de agosto (link disponível a partir do dia 3)
CIRCO – Curso Livre – Tecido Acrobático, com Lívia Soares
Aulas: 18 de agosto a 22 de outubro
Horário: 17h às 19h
Vagas: 10
Faixa etária: 16+
Inscrições: 3 a 13 de agosto (link disponível a partir do dia 3)
📰 Fonte Oficial:
Prefeitura de Fortaleza –
🔗 Acessar notícia original


