O lançamento do mutirão estadual para realização de cirurgias eletivas foi lançado nesta segunda-feira (10), em cerimônia no Hospital Municipal de São Benedito, na região da Ibiapaba. Em todo o Ceará está prevista a realização de cerca de 30 mil procedimentos cirúrgicos em unidades de saúde parceiras, dentro do programa estadual.
O governador Elmano de Freitas e a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, acompanharam os primeiros procedimentos realizados na unidade, marcando o início do Plantão Cirurgias.
Elmano de Freitas ressaltou que, embora o lançamento ocorresse em São Benedito, todo o Ceará será contemplado.
“Prevemos um investimento inicial de R$ 135 milhões, mas, se precisar de mais, o Estado vai complementar o recurso. Será nossa máxima prioridade”, assegurou o governador, que soma 100 dias à frente da gestão estadual nesta segunda-feira (10).
O governador garantiu que a saúde no Estado do Ceará será ainda mais regionalizada. “Vamos interiorizar ainda mais a saúde. Sei do desafio que temos de dar emprego e oportunidade para nosso povo, mas também sei que 60 mil cearenses estão sofrendo e esperando para fazer cirurgias”, apontou.
“A cirurgia feita aqui terá o mesmo valor a ser pago por uma cirurgia realizada em Juazeiro, por exemplo. Vamos garantir a máxima transparência e eficiência porque o nosso povo quer deixar de esperar tanto tempo. As decisões do nosso Governo priorizam, acima de tudo, a melhoria de vida do povo do Ceará”.
Já a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, também abordou o tema e afirmou que o governo estadual tem o objetivo de “levar a saúde para mais próximo do paciente e queremos resolver os problemas dos pacientes o mais próximo de suas casas. Esse é um grande momento para toda a população, porque a partir de hoje, estaremos em todo o estado iniciando o mutirão para redução da fila de cirurgias eletivas”, afirmou
Ainda conforme informações da gestora da Sesa, o Ceará já possui mais de 50 unidades credenciadas em todo o estado e o Governo do Ceará garantiu que hospitais municipais também participem do plano.
Plantão Cirurgias
A iniciativa, prevista em lei pelo Plano Estadual de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas na rede pública de Saúde, é realizada por meio de credenciamento de entidades com ou sem fins lucrativos. Clínicas, hospitais-polo, hospitais municipais (em convênio com o governo estadual) e outros equipamentos de saúde se inscreveram por meio de chamamento público. As especialidades contempladas são: Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Cirurgia Geral, Gastroenterologia, Ginecologia, Urologia, Nefrologia, Neurologia e Vascular.
A lei que autoriza os procedimentos foi sancionada em 17 de fevereiro. O Plano vai dar celeridade ao andamento da fila de cirurgias eletivas formada no Sistema Único de Saúde (SUS). Na última terça-feira (4), uma medida enviada pelo Governo do Estado foi aprovada na Assembleia Legislativa para permitir também a celebração de convênios com prefeituras, possibilitando a realização de procedimentos nos hospitais municipais.
Como fica o cadastro
O caráter dinâmico da fila é conforme a quantidade de operações realizadas e o cadastro de novos pedidos diariamente. Por isso, a Sesa também atualiza constantemente os bancos de dados a fim de evitar possível duplicidade de informações. Para inclusão no sistema de Regulação, é preciso buscar atendimento nos postos de saúde. A demanda será avaliada pela equipe da atenção primária e, se necessário, cadastrada na fila.
Para quem já está incluso no sistema, é importante manter informações pessoais atualizadas. O contato para revisão dos dados pode ser feito via Plantão Cirurgias 24h, pelos números de WhatsApp (85) 3219-6073 / (85) 3219-9366 / (85) 3101-2610 ou por contato telefônico nos canais: (85) 3219-1065 / (85) 3219-9858 / (85) 3219-6045. Também estão disponíveis os contatos da Sala de Situação das Cirurgias Eletivas: (85) 3219-4210 / (85) 3101-5217 / (85) 3101-2666 / (85) 3488-2136. O atendimento telefônico ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. As informações podem ser acessadas, ainda, na plataforma Saúde Digital: digital.saude.ce.gov.br/plantao-cirurgia.