O Sopai Hospital Infantil Filantrópico, localizado no bairro Carlito Pamplona, em Fortaleza, inaugurou, nesta semana, mais 10 leitos de UTI pediátrica em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), por meio da Política de Incentivo Hospitalar do Estado. Com a expansão, a unidade passa a ter 20 leitos de terapia intensiva pediátrica.
A Secretária da Saúde do Ceará, dra. Tânia Mara Coelho, esteve no evento e falou sobre a importância dos novos leitos de UTI para dar resposta ao momento que a pediatria vem vivendo em nosso Estado.
Diversas autoridades marcaram presença, e foram recepcionadas pelo presidente do Sopai, o médico pediatra Dr. João França Neto; o CEO da instituição, Luís Eugênio França Pequeno e pelo diretor administrativo, João Luís França. Além, dos médicos Joana Maciel e Fabrício César, diretores clínicos e técnico do hospital, respectivamente.
DEMANDA
Aberto 24h, o Sopai trata e acolhe crianças e jovens de zero a 17 anos, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Mensalmente, são realizadas em torno de 15 mil consultas eletivas e 1,5 mil internações, além de cerca de 1,6 mil cirurgias ao ano.
O Hospital é referência no Brasil em tratamento de crianças e jovens com dependência química e transtornos de saúde mental. Além disso, conta com setor de acolhida para bebês nascidos com sífilis, e uma ala de isolamento para tratamento de doenças específicas.
A unidade possui, ainda, uma rede de profissionais especializados em tratamentos neurológicos, de autismo e de transtornos de déficit de atenção.