No próximo sábado, 15, a Pinacoteca do Ceará abrirá a exposição “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”, a partir das 17h. A pinacoteca, inaugurada em dezembro de 2022, é um museu que integra a Rede Pública de Equipamentos e Espaços Culturais (Rece) da Secretaria da Cultural do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Mirante de Cultura e Arte. Segundo o Governo do Estado, a mostra, em parceria com a Pinacoteca de São Paulo, será a maior já realizada sobre o pintor.
Na abertura, o filme no formato cinematográfico super-8 da apresentação “Homens Trabalhando”, doada pelo artista Hélio Rôla, e digitalizada e tratada pelo Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE), será exibida. Com acesso gratuito, o evento vai ter trilha sonora ao vivo com dueto formado pelos instrumentistas Freitas Filho e David Simplício.
A mostra ficou em cartaz em São Paulo de 4 de março a 28 de maio deste ano, e recebeu 88.881 visitantes. No Ceará, a exposição tem curadoria de Thierry Freitas e de Flávia Muluc. A mostra com trabalhos das décadas de 1970 e 1980 assinadas por Chico da Silva, contará com 148 obras de acervos como o do Governo do Ceará, do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Mauc) e do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio).
Assim como na mostra de São Paulo, a exposição na Capital cearense também vai destacar a Escola do Pirambu como outra importante criação do artista, trazendo, ainda, trabalhos realizados pelos integrantes do movimento.
CHICO DA SILVA
Com data de nascimento incerta, Chico da Silva nasceu no Acre, entre 1910 e 1922, e veio ao Ceará ainda na infância, onde construiu sua trajetória artística no bairro Pirambu, onde morou até falecer, em 1985.
Por volta de 1963, Da Silva incorpora novos elementos, figuras, tamanhos e formatos em suas obras, que crescem em dimensão e passam a ter a colaboração direta de artistas como Babá (Sebastião Lima da Silva); Chica da Silva (Francisca Silva), sua filha; Claudionor (José Claudionor Nogueira); Ivan (Ivan José de Assis); e Garcia (José dos Santos Gomes), único integrante ainda vivo.
“HOMENS TRABALHANDO”
O filme “Homens Trabalhando” é o registro da obra-performance de mesmo nome, produzida pelo Grupo de Estudos “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”, formado por Gilberto Brito, Hélio Rôla e David Silberstein. O trabalho foi registrado em fotografia e em filme super-8 por Marcus Vale e João Vale. A película original passou por higienização, recuperação de cores e digitalização em 2k pelo MIS-CE para a exposição na Pinacoteca do Ceará.