A Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco e o Centro de Formação e Desenvolvimento para os Profissionais da Educação (Formace), realizará um curso de Formação Básica em Cozinha, como projeto piloto, para manipuladores de alimentos de escolas da rede pública estadual. O curso se dará no período de 17 a 21 de julho de 2023, na sede da Escola, no bairro Cais do Porto, em Fortaleza.
A iniciativa será voltada a profissionais que atuam em unidades de ensino localizadas na área de abrangência da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 1 e da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor). A ação ocorre por intermédio da Coordenadoria de Gestão da Alimentação Escolar da Seduc.
O projeto será expandido às demais escolas da rede a partir de 2024. Os participantes serão orientados quanto à execução das preparações constantes nos cardápios escolares, visando atingir a quantidade e a qualidade adequadas.
Nesta primeira fase, será contemplado um manipulador de alimentos por escola, totalizando 80 estabelecimentos de ensino, com a carga horária de 40 horas, distribuídas em aulas teóricas e práticas. Os participantes serão divididos em duas turmas, uma pela manhã e outra pela tarde, com a mesma programação.
O cronograma de aulas prevê as seguintes temáticas: técnicas de cortes de vegetais e carnes, caldos, marinadas, produção de bases para sopas, preparação de receitas de pratos e acompanhamentos, como isca de carne acebolada, baião de dois, creme de galinha, torta de carne moída, pirão e saladas, entre outros.
O curso contribuirá para a formação continuada dos trabalhadores, a partir da construção de conhecimentos para a manipulação eficiente e eficaz dos alimentos no espaço escolar. O conteúdo selecionado não se volta apenas a temas técnicos, mas também às dimensões relacionadas ao comportamento profissional, à saúde e ao bem-estar.
Neste sentido, serão tratados assuntos como higiene pessoal, do ambiente, dos alimentos, equipamentos e utensílios; controle de qualidade dos alimentos; doenças transmitidas por alimentos; controle integrado de vetores e pragas; desperdício de alimentos; sugestões de preparos e receitas com base nas orientações dos profissionais da Nutrição; gestão do espaço e prevenção de acidentes; postura ética profissional; além de cuidados básicos com a saúde mental.
Sobre a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco
Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos.
O centro de formação, inaugurado em 2018, no bairro Cais do Porto (Fortaleza), é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome, por meio de cursos gratuitos de longa e curta duração, que acontecem na sede da Escola e no interior do Ceará.