O período de ventos mais fortes começou em Fortaleza e, com ele, o aumento da propagação de infecções virais. O fato requer atenção especial, pois doenças como asma, rinite, sinusite, bronquite, amigdalite e faringite acabam tendo seus quadros agravados. Assim, é necessário que a população, em especial, aquelas pessoas com algum problema respiratório crônico redobrem os cuidados, para evitar o seu agravamento, como explica a coordenadora das Redes de Atenção Primária e Psicossocial de Fortaleza, Dr.ª Luciana Passos.
“O período que começa agora em julho é um período que Fortaleza enfrenta muitos ventos. Tem a questão da floração do caju, ou seja, é um período onde pessoas que tem processos alérgicos tendem a exacerbar, ou seja, começar sintomas respiratórios relacionados a esses fatos. Então, nesses casos a gente orienta que ao iniciar sintomas de quadros alérgicos, procurem a assistência pra que esse quadro não piore, logicamente, com a exposição.”
A coordenadora das Redes de Atenção Primária informa que a Capital Cearense conta com o serviço de atendimento primário, que contempla pacientes com casos de doenças respiratórias. “Fortaleza conta com 118 postos, onde essas pessoas podem procurar em caso de exacerbação, aumento dos sintomas do quadro alérgico pra que eles sejam controlados em tempo oportuno. Ao procurar o posto de saúde, o médico de família, o médico clínico do posto de saúde irá avaliar os sintomas e medicar conforme a intensidade do quadro.”
A médica ainda ressaltou a importância de se prevenir o agravamento dos quadros respiratórios, por meio da limpeza do ambiente em que o paciente vive, além da alimentação e higiene. “As unidades contam com medicamentos relacionados a esses quadros e, logicamente, no dia a dia, essas pessoas que são consideradas alérgicas, que podem potencializar nesse período, é recomendado que faça a limpeza da casa com pano úmido, evitando justamente o acúmulo de poeira e questões de polinização, pra que assim, o quadro possa ser contido. Logicamente, alimentação, hidratação, medidas de promoção geral à saúde, também, são recomendadas”, explica a Doutora.
Atendimento
Fortaleza conta com 118 postos. São os primeiros locais onde você deve procurar atendimento, por ser mais rápido, mais próximo de casa e com condições de resolver a maioria das necessidades de saúde.
O atendimento é realizado com agendamento ou na possibilidade de cada serviço. Em casos agudos como febre, dor, falta de ar, o atendimento é no dia. É recomendado, portanto, que você procure sempre o posto mais próximo de sua casa. Apenas quando a situação for mais grave uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA, deve ser procurada.
Funcionamento dos Postos de Saúde: 7h às 19h
Confira aqui os endereços dos postos de saúde em cada Regional.
Foto: Prefeitura de Fortaleza