A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), lançou, na manhã desta terça-feira (22/08), no terminal Papicu, a campanha Respeito no Transporte – Vamos juntos nesta viagem. A ação tem a finalidade de informar sobre os direitos de idosos e de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida na utilização do Sistema de Transporte Coletivo, e será realizada em outros terminais ao longo deste semestre.
Em parceria com a Socicam, empresa responsável pela administração dos terminais, e com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), a campanha promoveu uma esquete teatral para os passageiros com o tema direitos e deveres no uso do transporte público. Também foram distribuídos folhetos educativos incentivando o respeito às filas prioritárias nos terminais, o embarque e desembarque seguros nos ônibus, e ressaltando a importância de ceder assentos a pessoas com crianças de colo, a pessoas mobilidade reduzida e a idosos.
Os motoristas receberam orientações sobre o atendimento às pessoas mais vulneráveis, o respeito à velocidade máxima, frenagens suaves, bem como sobre o embarque e desembarque adequados. Também foram fornecidas orientações sobre uso dos cartões de transporte, incluindo a gratuidade ou o bilhete único para pessoas com mobilidade reduzida não aparente.
A iniciativa visa sensibilizar usuários do transporte público e funcionários do Sistema de Transporte Coletivo, ampliar a divulgação dos direitos de idosos, e de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, e fomentar uma cultura de respeito e inclusão no transporte público. A escolha da data, 22 de agosto, ocorre em alusão ao Dia da Pessoa com Deficiência Intelectual ou Múltipla.
A ação também contemplou os operadores de transporte, oferecendo orientações sobre atendimento adequado nos terminais, fortalecendo as medidas de segurança nas travessias entre as plataformas, e instruindo sobre como conduzir pessoas com deficiência visual ou mobilidade reduzida dentro desses espaços. Para David Bezerra, presidente Etufor, a campanha “contribui para disseminar uma cultura de respeito e proteção aos idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida”. O gestor ressaltou também o compromisso de levar a iniciativa aos demais terminais urbanos da capital.