A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), avança para mais uma etapa das obras de urbanização da Praia de Iracema. A nova frente de serviço acontecerá na Av. Beira Mar, entre as ruas Ildefonso Albano e Ararius, e para dar início às novas intervenções, um novo bloqueio será instalado na região a partir desta segunda-feira (30/10).
A interdição se faz necessária para a finalização dos serviços de drenagem, nova pavimentação em intertravado, ciclovia e novos passeios. O bloqueio terá duração de 45 dias e o acesso local aos moradores estará garantido.
Atualmente, diversas frentes de serviços acontecem na região. As equipes trabalham na terraplanagem e na drenagem da avenida Historiador Raimundo Girão, na urbanização do calçadão e na instalação de mobiliários urbanos próximo ao Estoril e ao Aquário.
Com investimento de cerca de R$ 26,1 milhões, as obras contam com 30% dos serviços concluídos e devem ser finalizadas no segundo semestre de 2024, permitindo a integração de todo o espaço com o novo calçadão da Beira-Mar.
Desvio de tráfego
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) disponibilizará orientadores de tráfego para auxiliar os condutores e implementar os desvios.
A opção de deslocamento para quem segue pela Av. Historiador Raimundo Girão (sentido leste-oeste) é seguir em frente até a Av. Almirante Barroso.
Já quem vem na Rua João Cordeiro é entrar à esquerda na Av. Historiador Raimundo Girão, seguindo até a Av. Almirante Barroso.
Sobre a obra
As obras de requalificação e urbanização da Praia de Iracema, iniciadas em abril deste ano, abrangem toda a orla, desde a Av. Rui Barbosa até o Poço da Draga, nas proximidades da antiga Ponte Metálica.
O projeto prevê a criação de novos passeios no calçadão da Praia de Iracema, com a criação de mini praças, caramanchões, Areninha, ciclovia, nova iluminação em LED, banheiros públicos, novas vagas de estacionamento e paisagismo em toda a sua extensão, tornando o clima mais ameno e proporcionando mais sombreamento na região.
O projeto prevê, ainda, a requalificação da Ponte dos Ingleses e a urbanização do espigão do Poço da Draga, com a construção de um mirante contemplativo para apreciar o pôr-do-sol, além de uma plataforma para saltos ao mar, atividade que já virou tradição na região.