Na manhã desta terça-feira (21/11), o prefeito Sarto participou de um momento histórico para a rede materno-infantil de Fortaleza. Pela primeira vez, a cidade celebra a certificação do Hospital Distrital Gonzaga Mota Barra do Ceará por parte da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), honraria concedida pelo Ministério da Saúde.
A iniciativa reconhece o comprometimento de instituições em proporcionar um ambiente propício para o aleitamento materno e um cuidado respeitoso e humanizado à mulher e à criança durante os períodos pré, durante e pós-parto.
“É uma grande alegria o hospital receber essa certificação por ter cumprido os dez passos para o sucesso do aleitamento materno, e em breve o Hospital Nossa Senhora da Conceição também será certificado. É a primeira unidade em Fortaleza reconhecida pelo Ministério da Saúde e isso mostra a qualidade e o compromisso que o equipamento e os gestores que passam aqui possuem”, destacou Sarto.
A Iniciativa Hospital Amigo da Criança é uma referência em qualidade de atendimento à saúde materna e infantil, em todas as etapas do processo de nascimento. Desde a primeira certificação IHAC em território nacional, em 1992, a iniciativa tem se expandido, promovendo práticas que beneficiam mães e bebês, e agora Fortaleza faz parte desse esforço essencial. Até o momento, apenas 317 instituições em todo o país receberam o título, abrangendo cerca de 25% dos nascimentos do Brasil.
O reconhecimento é concedido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que atendem a rigorosos critérios e ressalta o comprometimento dessas instituições em proporcionar um ambiente de cuidado exemplar para as famílias em um dos momentos mais significativos de suas vidas.
Os critérios incluem a garantia da implementação e cumprimento dos “10 passos para o sucesso do aleitamento materno”, estabelecidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Além disso, os hospitais devem cumprir o “Cuidado Amigo da Mulher” (CAM) e permitir que a mãe, o pai ou o responsável legal permaneçam junto ao recém-nascido 24 horas por dia, com livre acesso a ambos. É o que detalha Lúcia de Fátima, diretora da unidade.
“Dentre os critérios alcançados, nós garantimos o treinamento de todos os profissionais, trabalhamos as normas e políticas dessa iniciativa, garantimos o contato pele a pele, da mãe ter o contato nas primeiras horas de vida do bebê com alojamento conjunto, ofertamos métodos não farmacológicos de alívio da dor e garantimos que durante o parto a gestante esteja acompanhada de quem ela desejar, seja um familiar ou companheiro”, explicou ela.
A conquista da capital cearense é fruto do comprometimento da Rede Municipal de Saúde para a melhoria dos cuidados de saúde materno-infantil. “É uma certificação muito importante para a rede materno-infantil de Fortaleza, porque mostra o comprometimento a um processo de qualidade, provando que a unidade trabalha de maneira humanizada a relação do parto, da mãe com o filho e da amamentação”, salientou Júlio Ramon, secretário executivo da Saúde.
Estiveram presentes no evento os vereadores Gardel Rolim, Veríssimo Freitas e Juninho Aquino, além do superintendente do IJF, Daniel Holanda, e das secretárias Kamyla Castro (Regional 1) e Angélica Leal (Primeira Infância).
Hospital Distrital Gonzaga Mota Barra do Ceará
O Hospital Distrital Gonzaga Mota, localizado na Barra do Ceará, é referência em cuidados obstétricos e ginecológicos. Durante a visita à unidade, Sarto relembrou sua atuação como médico na unidade e evidenciou o carinho que tem por um hospital relevante na sua formação profissional.
“Foi o meu primeiro local de trabalho, onde dei meu primeiro plantão, e fico muito feliz de voltar aqui estando prefeito de Fortaleza, liderando essa equipe fantástica com os melhores servidores do país”, afirmou.
O hospital cumpre um papel fundamental no atendimento à demanda materno-infantil e possui uma capacidade instalada para realizar 365 partos por mês. Em 2021, registrou 2.612 partos, em 2022, 2.200 partos, e até setembro de 2023, já contabilizou 1.742 partos.
Além dos serviços de obstetrícia, o hospital também realiza cirurgias ginecológicas com uma média mensal de 75 procedimentos, demonstrando o compromisso em cuidar da saúde feminina em todas as fases da vida.
Obras e inovações na Saúde
No evento, Sarto também destacou algumas ações executadas pelo município na área da saúde, como o programa Vem Saúde, de unidades móveis itinerantes, dos seis tuk tuks que realizam entrega domiciliar de medicamentos, com previsão de ampliação para 24 veículos, além da implantação da telemedicina e ampliação do Consultório na Rua, com 12 equipes que atendem a população em situação de rua na cidade.
Em relação às obras, ele relembrou a reforma de 96 postos de saúde, a construção de outros 16 e a criação da Escola de Saúde Pública Municipal. Ele destacou também as intervenções na atenção secundária, com reforma dos hospitais Frotinha e Gonzaguinha de Messejana, que estão com o cronograma de obras em dias, com previsão de entrega para 2024.
O gestor municipal também recapitulou o anúncio feito esta semana, do edital que será lançado em janeiro com mais de 2 mil vagas na área da saúde, tornando-se o maior já realizado pelo município nesta área.