Durante os dias 27 a 29 de novembro, a Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) vai realizar uma ação da Defensoria em Movimento no bairro Pirambu, em Fortaleza. Trata-se de uma estrutura de carreta, completamente equipada, para realizar o atendimento da população nas suas mais variadas demandas. O veículo ficará estacionado em frente à Escola Areninha (rua Costa Matos, Pirambu) durante três dias para atendimento, das 8h às 17h.
Os assistidos podem procurar o atendimento para dar entrada em diversas ações ou realizar o acompanhamento de processos. Dentre elas destacam-se a atuação em áreas criminais, de família, direito do consumidor, saúde, idoso, infância e juventude e execução penal. Será possível também buscar soluções extrajudiciais de conflitos por meio da mediação nos casos de direitos de família, como divórcio consensual, regulamentação de visitas e guarda dos filhos, entre outros.
A dinâmica da Defensoria em Movimento acontece sempre em duas fases: com a triagem dos casos realizada nos dois primeiros dias (em 27/11 e 28/11) para agendar os atendimentos que ocorrerão no terceiro dia (29/11) da população com as defensoras e com os defensores públicos. Todos os atendimentos acontecem das 8h às 17h.
“A expansão dos serviços da Defensoria Pública nos bairros de Fortaleza é fundamental para garantir o acesso à justiça a todos os cidadãos. Ao levar o atendimento jurídico para as comunidades locais, estamos promovendo a inclusão e facilitando o acesso à assistência legal”, destaca a defensora pública Lia Felismino, assessora de Relacionamento Institucional.
Esta edição integra ainda o cronograma do curso de formação dos 26 novos defensores públicos, que serão os responsáveis pelos atendimentos. Será a primeira vez que os recém-empossados na instituição atenderão a população. A defensora pública e diretora da Escola Superior, Amélia Rocha, comenta sobre essa primeira participação.
“O sentido do curso de formação é possibilitar experiências em vários âmbitos que possibilite a melhor prática do Defensorar. Então ele está entrelaçado com painéis, vivências e oficinas. Essa experiência com a Defensoria em Movimento é bem no meio do curso de formação justamente para que a gente possa ir refletindo essa experiência nos demais painéis”, declarou a defensora pública e diretora da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Ceará (ESDP).