Na próxima quinta-feira (30/11), o Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh) celebra os 50 anos do Centro de Línguas. O evento acontece na sede do órgão, a partir das 8h da manhã.
A programação da celebração será toda relacionada a cultura dos idiomas lecionados no Centro de Línguas do Imparh. Serão apresentações artísticas, salas temáticas, exposições e comidas típicas representando as línguas portuguesa, inglesa, espanhola, francesa, italiana, alemã e japonesa.
Atualmente, o Centro de Línguas do Imparh conta com mais de 2 mil alunos matriculados. Semestralmente, o Imparh realiza seleção para novos alunos. Também de maneira semestral é ofertado o Teste de Nível, seleção para aqueles que desejam ingressar em um semestre mais avançado nos cursos ofertados pela Instituição.
Para Débora Marques, presidente do Imparh, “a data reflete o valor histórico e social do Centro de Línguas, que chega aos seus cinquenta anos sendo referência, na cidade de Fortaleza, no ensino de idiomas”, avalia a gestora. Já a coordenadora pedagógica do Centro de Línguas, Layse Castanheira, afirma que “o momento é de grande orgulho para alunos e professores, já que eles são os principais protagonistas desses 50 anos de história”, afirma.
Fundação
Em agosto de 1973 surgia o Centro de Línguas na Escola Municipal Filgueiras Lima (EMFL). No início, o CL do município funcionava como um centro interescolar que completava a grade curricular das línguas inglesa e francesa, implantado como curso nos intervalos entre turnos da escola. Até o início de 1974 os cursos atendiam apenas os alunos da EMFL.
Em março de 1974, os cursos de inglês e francês foram consolidados como extracurriculares para todos os alunos da escola pública. Foi quando houve a transferência das aulas para as instalações da Fundação Educacional de Fortaleza (Funefor), atualmente Imparh. A partir desta data, o curso passa a ser conhecido como Centro de Línguas da Funefor. Devido à grande demanda, em 1978, são abertos novos cursos: português, espanhol e alemão, nos três turnos.
Mudanças
Durante todos estes anos de funcionamento, o Centro de Línguas passou por três modificações. A primeira, em 1989, quando a Funefor passa a denominar-se Fundesp, sendo transferida sua vinculação para a Secretaria de Administração do Município (SAM). Em seguida, no ano de 1997, a Fundesp passa a ser Instituto Municipal de Pesquisa, Administração e Recursos Humanos (Imparh). Por fim, em 2014, é instituída a nomenclatura que permanece até hoje: Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos, preservando a mesma sigla antiga.