O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), virá a Fortaleza nesta sexta-feira (19) para a inauguração da pedra fundamental do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), no Ceará. O evento acontecerá na Base Aérea da capital, no bairro Aeroporto, às 13h15.
A cerimônia também deve contar com a participação do governador do Ceará, Elmano de Freitas, após se recuperar de uma pneumonia, do ministro da Educação, Camilo Santana; do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro; e do comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Marcelo Damasceno, entre outras autoridades.
As novas instalações do ITA estão sendo projetadas por meio da Superintendência de Obras Públicas (SOP-CE). O Ministério da Educação destinou R$ 50 milhões para investir no equipamento.
No fim do ano passado, os ministérios da Educação e da Defesa assinaram um acordo de cooperação técnica de consolidação de ações para iniciar a implementação de campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Fortaleza. A expectativa é que ainda em 2024 haja seleção para o Instituto e, em 2027, se inicie a primeira turma.
Lula inicia obras do ITA em Fortaleza
O ITA Fortaleza será a primeira unidade do Instituto no Nordeste e a segunda do País. O ITA é uma instituição de ensino superior da Força Aérea Brasileira (FAB), referência em cursos de graduação e pós-graduação em áreas da engenharia, com destaque para o setor aeroespacial. Atualmente, oferece 6 cursos de graduação em engenharia e 5 programas de pós-graduação em 20 áreas de atuação.
O Ceará é destaque em aprovações do vestibular ocupando uma média de 40% das vagas, por isso, a segunda sede do Instituto será construída no prédio da Base Aérea de Fortaleza. O relatório que apontou a viabilidade da instalação foi aprovado e apresentado no início de outubro de 2023. Apesar de não haver uma definição de quais cursos vão ser ofertados , o ministro da Defesa José Múcio já confirmou que o instituto terá a mesma qualidade da sede em São José dos Campos, em São Paulo.