Como forma de promover a conscientização em prol da segurança viária, a Prefeitura de Fortaleza realiza um mês de atividades durante o Maio Amarelo. O movimento, que chama a atenção da sociedade para os riscos e perigos de acidentes, tem como tema este ano “Paz no Trânsito começa por você”.
A programação, coordenada pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), será focada nos usuários mais frágeis no trânsito. Na abertura, que acontece nesta quinta-feira (02/05), haverá ação educativa de respeito ao pedestre no cruzamento da Rui Barbosa com Av. Santos Dumont, a partir das 7h30. “É importante promovermos uma reflexão sobre as vidas que são interrompidas por causa de um acidente e sempre incentivar os maiores a cuidarem dos menores no trânsito, além de garantir o cumprimento às normas de circulação viária”, esclarece o superintendente do órgão, Antônio Ferreira.
Ainda na quinta-feira, durante o período noturno, por volta de 19h, acontecerá a Operação Lei Seca. A medida objetiva sensibilizar os motoristas quanto aos riscos de beber e dirigir. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as fiscalizações preventivas podem reduzir em até 18% o número de mortes no trânsito.
Programação
Ao longo do Maio Amarelo estão previstas intervenções de segurança no trânsito. Mais um projeto do Caminhos da Escola será entregue na Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) e Centro de Educação Infantil (CEI) Professora Antonieta Cals, beneficiando estudantes no São João do Tauape. Pelo projeto, um trecho de 465 metros, compreendido pelas ruas Monsenhor Salazar, Júlio Vasconcelos e Osvaldo Cruz, receberá área de trânsito calmo, velocidade readequada, travessias seguras com faixas de pedestres elevadas, pintura lúdica de brincadeiras para as crianças e sinalização especial para área escolar.
Outra medida, dando continuidade à política de readequação da velocidade nas vias, será a implantação de limite máximo de 50 km/h nas avenidas Valparaíso, Carneiro de Mendonça e Lineu Machado. A medida já reduziu em até 68,1% o número de acidentes com mortes nas avenidas contempladas com a intervenção.
O programa Pedala Mais também terá ações dentro do Maio Amarelo. Durante o mês, haverá a entrega das 50 primeiras bicicletas elétricas do Bicicletar, além da implantação da “interseção mais segura” no cruzamento das ciclovias da Av. Pessoa Anta com Av. Alberto Nepomuceno, novas ciclofaixas nos bairros Antônio Bezerra, Parque Manibura e Barra do Ceará, Papo de Pedal e transformação de ciclofaixa em ciclovia em toda a extensão da Av. Presidente Castelo Branco, além da ação alusiva ao Dia de Bike ao Trabalho.
Educadores da AMC também atuarão nos principais cruzamentos em comandos voltados aos ciclistas e motociclistas. No final do mês, Fortaleza sediará o III Seminário para Preservação de Vidas no Trânsito, voltado a técnicos de órgãos e secretarias de trânsito do estado, universitários e especialistas em mobilidade urbana. “Vai ser um momento enriquecedor de intercâmbio de informações com palestras e debates sobre as boas práticas de redução de acidentes. Fortaleza é referência no assunto por reduzir a cada ano o índice de mortes no trânsito”, ressalta o gestor.
Transporte coletivo
Em parceria com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), serão realizadas também abordagens educativas em terminais de integração para incentivar o respeito aos usuários idosos e pessoas com deficiência no Dia Mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade, além de mobilização para disciplinar as filas e a prioridade do pedestre ao transitar.