O Governo do Estado direcionou na manhã desta quinta-feira (4) mais 200 policiais militares para reforçar o Programa Segurança no Ponto, de modo a evitar ações criminosas nas paradas de ônibus. O governador Elmano de Freitas esteve acompanhando a ação, junto com o secretário de Segurança Pública Roberto Sá e o comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE) Klênio Savyo.
Em diferentes avenidas da capital cearense – como na Aguanambi, na Borges de Melo e na Dom Manuel – já era possível ver, na manhã desta quinta, policiais resguardando as paradas. Via de regra, as paradas vêm recebendo dois agentes de segurança cada uma, em algumas das principais vias da cidade.
Conforme o comandante-geral da Polícia Militar, os direcionamentos dos agentes de segurança são orientados por dados colhidos pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e também pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus). São contempladas mais de 110 paradas.
Assaltos a ônibus
Em poucos meses de 2024, Fortaleza registrou o maior número de assaltos dentro de ônibus desde o ano de 2019. Levando em conta o período até o início de junho deste ano, foram 235 ocorrências, enquanto em todo o ano passado foram 101 roubos registrados. Os dados são do Sindiônibus.
Ainda segundo o Sindiônibus, a média mensal de assaltos dentro dos transportes públicos em Fortaleza chegou a 39,17 no ano atual. Esse número é maior do que a média mensal que foi registrada em 2019, que havia ficado em 34,92.