Desde quinta-feira (8/8), pessoas físicas poderão se credenciar no Metrofor para pleitear um espaço destinado a pequenos negócios nas estações do metrô e dos VLTs. Os espaços liberados são localizados nos acessos de oito estações distribuídas entre as linhas Sul, Oeste e Nordeste. Para esta modalidade de negócio, não é necessário possuir cadastro de pessoa jurídica, e haverá cobrança de valores acessíveis.
A diretora de Desenvolvimento Estratégico do Metrofor, Ticiana Marques, explica que o entorno das estações são áreas de intenso fluxo de pessoas, nos horários de embarque e de desembarque. “O objetivo é regular a ocupação das áreas externas das estações, que normalmente são requisitadas por pequenos comerciantes. Ao mesmo tempo, estaremos agregando serviços para os passageiros, como a possibilidade de comer ou comprar algum item ao chegar ou sair de nossas unidades”, conta ela, que lidera os projetos voltados para arrecadação de receitas não operacionais.
As primeiras estações disponíveis para pequenos negócios são Porangabussu, Juscelino Kubitschek, Mondubim, Parangaba, Expedicionários, Vila União, Borges de Melo e Caucaia. Posteriormente, mais estações devem ser liberadas. O Metrofor irá analisar e validar os projetos apresentados, com base em critérios pensados para garantir a organização, limpeza e bem estar dos passageiros nos espaços ocupados.
Como fazer?
Pessoas interessadas podem acessar o site e clicar na opção “Áreas Externas das Estações das linhas Sul, Oeste e Nordeste”. Neste link estão disponíveis as informações necessárias. É importante a leitura de todo o documento. Somente CPFs já credenciados no Metrofor terão acessos aos espaços. Orientações sobre o credenciamento podem ser obtidas no telefone (85) 3101-7128, no horário de 8h às 12h e 13h às 17h, ou no email negocios.geroe@metrofor.ce.gov.br.