A Ponte do Ingleses, na Praia de Iracema, foi reaberta ao público, na tarde deste domingo (25), e ficou lotada. Os visitantes aproveitaram para ver o pôr do sol de um dos pontos mais bonitos de Fortaleza. O equipamento recebeu obras de requalificação, conforme projeto dos arquitetos Fausto Nilo e Delberg Ponce de Leon, mantendo as características originais tão marcantes para a memória da cidade.
A obra, que teve início em agosto de 2023, contempla a reconstrução dos 4 quiosques, o pavilhão central, a torre de observação e o conhecido tablado do pôr do sol. Para evitar ações da maré e garantir a mobilidade dos visitantes, o equipamento também conta com novo piso e guarda-corpo em concreto. O material escolhido tem maior durabilidade e resistência em relação ao antigo piso de madeira.
O local recebeu, ainda, nova iluminação com a instalação de 36 postes com lâmpadas em LED automatizadas, escadaria, rampas de acesso e módulos em vidros em parte do guarda-corpo para permitir que Pessoas com Deficiência (PCD) possam observar a vista sem interferências.
Com a revitalização, o espaço pretende receber moradores e turistas que se atraem pelo que é considerado o cartão-postal de Fortaleza. O titular do Turismo, Alexandre Pereira, mensura uma grande quantidade de visitantes: “Não há um fortalezense que não queira ver a nossa ponte. E consequentemente todos os turistas que virão pra Fortaleza vão querer conhecer. Na alta estação, chegamos a receber 600 mil turistas na cidade, então esperamos que todos eles passem por aqui, além dos fortalezenses”, explica.
Com o investimento de cerca de R$ 8 milhões, as obras fazem parte do projeto de requalificação da Praia de Iracema. A requalificação é executada pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf). A pasta realizará, ainda este ano, a entrega da segunda etapa do projeto de urbanização no bairro.