O aspecto cinza no ar em Fortaleza desaparece aos poucos e o céu está mais limpo nesta quarta-feira (28). No entanto, ainda é possível observar nesta quarta o céu acinzentado, resultado do rescaldo de fumaça devido queimadas na região Amazônica, Pantanal e de forma pontual em outras regiões, segundo a Climatempo. Entidade reforça que não focos de incêndios na Região Metropolitana e a qualidade do ar é boa.
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) afirmou que céu sobre o estado do Ceará encontre-se mais limpo quanto à presença de material particulado, proveniente de queimadas na América do Sul e África, o qual deixou o céu com aspecto acinzentado na última semana.
Segundo o órgão, apesar da presença de focos de calor nos últimos dias, a Funceme observa, por meio de imagens de satélite, a entrada de um ar mais limpo proveniente do oceano Atlântico, que ingressou na região após a passagem de uma frente fria que chegou até a Bahia.
A Funceme explica que esse cenário deverá permanecer positivo nos próximos dias, já que a circulação atmosférica deverá manter a presença do ar com menor concentração de material particulado de origem remota sobre a região Nordeste do Brasil.
Na sexta-feira (23), a Funceme explicou que o aspecto “nublado” é devido à circulação atmosférica e acaba sendo transportada pelo vento para todas as regiões do Brasil, porém de forma mais difusa.
Outro motivo para o céu cinzento, segundo a Funceme, é devido à baixa umidade relativa do ar, característica desta época do ano, que facilita o transporte de aerossóis da superfície para a atmosfera, como, por exemplo, poeira e material particulado diverso.