Nos bastidores da política de Fortaleza, surgem especulações sobre a possível nomeação de Dra. Mayra Pinheiro (PL-CE), conhecida por sua atuação na defesa de tratamentos polêmicos durante a pandemia da COVID-19, para o cargo de secretária de saúde da capital. A indicação contaria com o apoio del André Fernandes (PL-CE), seu aliado político e candidato a prefeito de Fortaleza que disputa o segundo turno.
O secretário da Cultura de Fortaleza Elpídio Nogueira, irmão do prefeito de Fortaleza José Sarto (PDT), gravou vídeo ao lado da deputada federal em exercício Mayra Pinheiro (PL), aliada do candidato a prefeito André Fernandes (PL), no qual demonstra alinhamento com uma eventual gestão do PL na Capital. Elpídio é vereador licenciado de Fortaleza, mas não se reelegeu no último pleito. Logo após a repercussão, o vídeo foi apagado.
Dra. Mayra Pinheiro e a Secretaria de Saúde
Dra. Mayra, que ganhou o apelido de “Capitã Cloroquina” por sua defesa do uso de medicamentos sem eficácia comprovada no combate ao coronavírus, tem uma carreira consolidada na área da saúde, com experiência como médica e gestora. Seu nome vem sendo cotado para assumir a Secretaria de Saúde de Fortaleza, em uma possível tentativa do Partido Liberal de imprimir sua marca na gestão municipal da capital cearense. Mayra já foi secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, durante o governo Bolsonaro, o que fortalece sua credibilidade junto ao eleitorado conservador.
Caso seja nomeada, Mayra pretende focar em reestruturar o sistema de saúde pública da cidade, com ênfase na melhoria das unidades básicas de saúde, além de promover uma política de saúde voltada para a família e a defesa da vida desde a concepção. A deputada também tem como objetivo combater o que chama de “ideologização” da saúde, defendendo políticas públicas baseadas em “valores cristãos e éticos”.