Uma manhã inteira com quebra de tensão e relaxamento, sem perder o foco. Assim foi realizado nesta sexta-feira (25) mais um aulão do Esquenta Enem. Desta vez, mais de 1.200 estudantes estiveram reunidos na Vila Social do Canindezinho, em Fortaleza. O governador Elmano de Freitas e a secretária da Educação, Eliana Estrela, abriram a programação, que contou, ainda, com a participação do influenciador Léo Suricate.
Essa foi mais uma ação do Enem Chego Junto, Chego Bem, projeto que visa complementar o trabalho diário desenvolvido pelos professores e gestores nas escolas anualmente, no intuito de preparar os estudantes da 3ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o Exame.
“Estamos muito confiantes no trabalho de preparação dos nossos estudantes de escola pública. Ano passado, mais de 22.500 jovens de escola pública ingressaram no ensino superior, e estamos com taxa de inscrição no Enem acima de 90%, com destaque nacional”, apontou o governador. Ao participar do programa, os estudantes adquirem a confiança necessária para superar essa etapa tão importante de suas vidas, avalia Elmano de Freitas. “Espero que todos possam fazer a prova e que tenham resultados históricos para a escola pública cearense”, concluiu.
O Esquenta Enem promove diversas atividades imersivas com o intuito de acolher, mobilizar e fortalecer na juventude a inspiração para a conquista de uma vaga no Ensino Superior, por meio do Exame.
Incentivo
Fruto de mais uma grande ação do Governo Federal, cada aluno que fizer as duas provas do Enem receberá um incentivo de R$ 200, através do programa Pé de Meia. “O Enem é a porta de entrada das universidades. Então, desde os primeiros dias de aula há incentivos, todos os professores e professoras, servidores e diretores estão envolvidos neste time, em prol dos nossos estudantes”, conta a secretária Eliana Estrela.
“São incentivos como esses que se juntam à isenção, na motivação, nos aulões e, agora, com essa grande novidade que é o Pé de Meia”.
Estudantes da 3ª série
Estudantes do terceiro ano da escola Michelson Nobre da Silva, Jonas e Elaine foram uns dos primeiros a chegar na Vila Social. A ansiedade para assistir a aula, segundo eles, só não era maior que a de tirar uma boa nota no Enem. “Ainda não sei exatamente qual faculdade eu quero fazer. Pra agora decidi concentrar o foco no estudo para tirar uma boa nota e, depois, escolher o curso com o qual mais me identifique”, disse ele.
Por sua vez, a Elaine já está decidida qual curso fazer. “Temos a sorte de ter esse incentivo para tirar uma boa nota. Com esse programa a gente estuda melhor e de maneira relaxada”, avalia a estudante.
A dúvida do Jonas é bastante comum, conforme mostram os anos de experiência do professor Patrese Alexandre, da escola de tempo integral Professor José Maria Campos de Oliveira. “Nesse momento é muito normal o jovem ter a dúvida do que vai fazer. Isso porque são muitas opções. Esses momentos podem trazer luz e tranquilidade na escolha”, observa. “Portanto, esse projeto é de suma importância na vida dos jovens, porque esse é um momento onde, embora haja muita pressão, podem conhecer a vida da universidade e de uma forma mais descontraída”.
O Enem Chego Junto, Chego Bem é realizado em sete etapas ao longo do ano: obtenção da documentação, isenção da taxa, inscrição, motivação, preparação, #Enemvou2dias e ingresso nas instituições de Ensino Superior.