Siga-nos

Hi, what are you looking for?

Pirambu News | Notícias, análise e matérias exclusivasPirambu News | Notícias, análise e matérias exclusivas

Estado do Ceará

24.403 estudantes da rede pública do Ceará foram aprovados no Ensino Superior em 2024

A rede pública cearense não para de celebrar resultados históricos na educação. Em 2024, foram 24.403 estudantes aprovados em instituições públicas e privadas de Ensino Superior. O governador Elmano de Freitas divulgou os números nesta terça-feira (29), durante o lançamento das ações do projeto Enem: Chego Junto, Chego Bem 2025, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Autoridades, professores e estudantes marcaram presença no evento.

Com muito orgulho, o governador destacou que o número de aprovados confirma o investimento público em infraestrutura, educação em tempo integral e valorização dos professores.

“Estamos muito orgulhos pelos nossos alunos e alunas, professores, gestores. Dá muito orgulho para o povo cearense. Nós sabemos que ainda temos muitos passos para avançar  a fim de garantir que toda escola seja em tempo integral, continuar a valorizar o nosso professor, valorizar a qualificação profissional. Nós estamos acelerando os passos para colher melhores resultados da educação do Ceará”, pontua Elmano de Freitas, reafirmando a universalização do tempo integral no estado e agradecendo a parceria com o Governo Federal que possibilita o acesso dos alunos ao Programa Pé-de-Meia.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Em 2023, foram mais de 22.531 aprovados. Além disso, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, a rede do Ceará foi líder entre as públicas do Brasil com maior número de estudantes atingindo notas acima de 950 pontos na redação. O Ceará também foi destaque com 100% dos concluintes do Ensino Médio na rede pública inscritos Exame do ano passado.

Conquista coletiva

Escolas diferentes, histórias compartilhadas. João Pedro Uchoa, Júlia Lourenço, Luiz Fernando da Silva e Maria Karine dos Santos fazem parte dessa conquista que resulta do desempenho individual e do esforço de muitos.

Primeiro da família a ser aprovado no Ensino Superior, João Pedro, 18, é egresso da Escola de Ensino Médio Doutr César Cals, em Fortaleza, e no ano passado foi aprovado na Universidade Federal do Ceará (UFC), na Universidade Estadual do Ceará (Uece) e na Universidade do Vale do Acaraú (UVA), optando pelo curso de Licenciatura em Matemática na UFC.

“Meu pai, que é técnico em Informática, queria ser professor de Física. Eu fui aprovado em Matemática, então o sonho dele foi realizado também. Não era só um sonho meu, era de toda a família”, conta.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Júlia Lourenço, 18, é egressa do Colégio da Polícia Militar do Ceará, em Fortaleza. Ela foi aprovada em Medicina na Uece e Enfermagem na UFC, escolhendo o curso de Medicina. Ao todo, 136 estudantes de escolas públicas foram aprovados em Medicina no ano passado.

“Meu pai é motorista particular e minha mãe é professora. Eu não tenho nenhum médico na família. Meus pais ficaram muito felizes mundo. O pessoal que me conhece no bairro [Barra do Ceará] chorando, se emocionando, todo mundo ficou muito, assim, feliz”, relata.

Júlia diz que um curso na área da Saúde era o sonho desde a infância, mas ficou em dúvida com a escolha ao longo da 3ª série. O apoio da família e da escola, incluindo o Enem: Chego Junto, Chego Bem foram decisivos. “Na reta final eu fiquei meio perdida sobre o que eu queria. Foi minha Professora Diretora de Turma que me ajudou a escolher Medicina de novo. Ela foi aquele apoio maior”, acredita.

Morador da comunidade Quilombola do Alto Alegre, em Horizonte, Luiz Fernando da Silva, 18, concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Antônio Ramalho da Silva. Ele foi aprovado em Física no Instituto Federal do Ceará (IFCE). “Muitos da minha família conseguiram ir até o Ensino Médio, eu fui o primeiro a conquistar isso [Ensino Superior]. Senti um pouco de medo, mas superei. A alegria é enorme”, acrescenta.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Natural de Itarema, Maria Karine, 18, concludente da Escola Indígena Tremembé José Cabral de Sousa, foi aprovada em Farmácia em uma IES privada. “É muito gratificante ver que a gente consegue realizar nossos sonhos, devolver para nossa comunidade e expandir nossos horizontes”, ressalta.

Enem: Chego Junto, Chego Bem 2025

Para motivar ainda mais os estudantes cearenses, a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) lançou a edição deste ano do Enem: Chego Junto, Chego Bem. A iniciativa, desenvolvida desde 2012, mobiliza e prepara os estudantes da 3ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o Exame Nacional do Ensino Médio.

O objetivo é engajar as escolas em diversas ações organizadas em sete etapas ao longo de todo o ano letivo: documentação; isenção da taxa; inscrição; motivação; preparação; #Enemvou2dias e ingresso nas instituições de Ensino Superior. A ação é realizada de forma complementar ao trabalho diário desenvolvido pelos professores e gestores nas escolas, com eventos como Enem Não Tira Férias e AoGosto do Aluno.

De acordo com a titular da Seduc, Eliana Estrela, quase 100% dos alunos da rede estadual já solicitaram a isenção na taxa de inscrição do Enem 2025 – etapa cujo prazo foi prorrogado até 2 de maio. A Seduc estima 111.260 mil estudantes da 3ª série e EJA aptos a fazer o Exame 2025.

Advertisement. Scroll to continue reading.

“Para nós é muito importante que nossa juventude acredite no seu potencial. O Enem Chego Junto, Chego Bem faz parte da nossa escola, da nossa rotina, exatamente para isso. E o principal, o abraço do professor, do diretor e dos colegas, incentivando”, enfatiza a secretária.

A preparação já está intensa. É o que afirma o trio formado pelas gêmeas Suzianne e Suzanne Barros e a colega Letícia Santos. As três cursam a 3ª série e o técnico em Enfermagem na Escola Estadual de Educação Profissional Maria José Medeiros, na Capital. Eles desejam ingressar em Medicina e/ou Enfermagem.

“Até ano passado fizemos o Enem como treineiras. Já pedimos nossa isenção para este ano. Nós já estamos participando de atividades e simulados”, conclui Suzianne.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Em alta

Fortaleza

Gestores de mais de 190 cidades estão em Fortaleza, cidade sede do evento, para discutir segurança cidadã. Fórum começou nesta terça-feira (26/09), e segue...

Fortaleza

Outra medida para otimizar os atendimentos pediátricos é a ampliação de leitos contratualizados no Sopai, para casos em que haja necessidade de internação

Fortaleza

No primeiro lote do Vale Gás Social de 2023, Fortaleza recebeu mais de 21 mil tíquetes, que deverão ser entregues até o dia 14...

Estado do Ceará

Mais de 18 mil novas famílias passam a ser beneficiárias do cartão Ceará Sem Fome, a partir deste mês. A atualização anual de beneficiários...

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. PIRAMBU NEWS COMUNICACAO E PRODUTOS LTDA | CNPJ: 47.694.733/0001-37 R GUILHERME ROCHA 1535 SALA 10 - FORTALEZA-CEARÁ [email protected]