Uma nova ferramenta tecnológica aliada à eficiência na área da saúde chega à população fortalezense com o lançamento da nova funcionalidade do aplicativo Mais Saúde Fortaleza. Agora, os usuários poderão acessar seus resultados de exames laboratoriais realizados nos postos de saúde, proporcionando mais agilidade na entrega das informações aos pacientes. A novidade foi anunciada nesta terça-feira (05/09), na entrega da requalificação do posto de saúde Frei Tito, na Praia do Futuro, o sexto reformado dentro do pacote de investimentos da saúde.
“Todos nós sabemos que quem tem plano de saúde ou vai ao médico particular recebe o resultado dos exames virtualmente, ou através de aplicativo ou recebe uma senha de acesso. Então, hoje, estamos lançando essa ferramenta para o aplicativo Mais Saúde Fortaleza. Ao fazer seu exame clínico, como hemograma, este vai poder ser acessado via rede, sem a necessidade de deslocamento”, informou Sarto.
Galeno Taumaturgo, titular da Saúde municipal (SMS), também comentou sobre a novidade. “É mais um avanço. É a oportunidade de ter seus exames e histórico na mão. Além disso, a senha de acesso será a mesma do aplicativo, sem senhas específicas. Evita que o paciente se desloque até o posto, poupando tempo e agilizando atendimentos, e faz com que ele tenha um acesso rápido a ele, para que possa ser mostrado para qualquer outro médico.
A modernização do serviço de saúde permite que o paciente acesse o histórico de exames no aplicativo, além dos exames laboratoriais atuais. Este ano, a Prefeitura também já disponibilizou no aplicativo o acesso ao estoque de 54 medicamentos para hipertensão, diabetes e saúde mental, com os locais e a quantidade disponível dos remédios. O objetivo é motivar e estimular os pacientes a darem continuidade aos seus tratamentos.
Além disso, dentre as principais funcionalidades do aplicativo, lançado em 2020, estão a informação sobre consultas agendadas, o histórico dos atendimentos, informações em tempo real sobre os atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), inclusive com o número de pacientes aguardando acolhimento, além da atualização das vacinas aplicadas e pendentes.
Requalificação do Frei Tito
Localizado no bairro Praia do Futuro, o posto de saúde Frei Tito volta a receber a comunidade local e seu entorno após passar por obras de requalificação, que proporcionaram instalações modernas e funcionais. As intervenções realizadas incluem a manutenção da cobertura, implementação de piso tátil para acessibilidade, revisão completa das instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, reforço na estrutura, revitalização da pintura, instalação de revestimento cerâmico de alta qualidade e aprimoramento dos guichês do Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NAC) e da farmácia.
Entre as melhorias, a modernização das esquadrias permitirá maior eficiência climática, enquanto a instalação de torneiras com acionamento por cotovelo garantirá uma experiência mais higiênica e prática para os pacientes. A inclusão de lixeiras adequadas e a revisão do sistema de saneamento reforçam o compromisso com a saúde pública e o meio ambiente.
Farmácia Viva
Outro destaque nas obras do posto de saúde Frei Tito é a implantação do projeto Farmácia Viva, que resgata práticas tradicionais e valoriza o potencial terapêutico das plantas, aliando a medicina convencional a abordagens mais naturais. Assim, a população poderá ter acesso a essas alternativas de forma segura e orientada por profissionais especializados.
O acervo é composto por uma variedade de plantas medicinais, tais como capim santo, erva cidreira, malvarisco, boldo, chambá, malva santa, citronela, dentre outras, cultivadas com cuidado e seguindo práticas sustentáveis. As plantas são fornecidas pela Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor) e são cuidadosamente selecionadas, colhidas no momento adequado e processadas de forma a preservar sua qualidade e eficácia terapêutica.
Além da entrega de mudas, as Farmácias Vivas fornecem a matéria-prima para a fabricação de produtos fitoterápicos, que são produzidos na Oficina Farmacêutica do Município. Atualmente, são produzidos cinco produtos: sabonete líquido de alecrim, pimenta, xarope de chambá, elixir de cidreira, pomada de confrei e xarope de guaco. Esses produtos são distribuídos nos postos, através da prescrição feita pelas equipes de saúde.
O projeto Farmácia Viva conta uma equipe intersetorial com profissionais capacitados, como farmacêuticos, enfermeiros, fitoterapeutas, agrônomos, técnicos em plantas medicinais e agentes comunitários de saúde, envolvendo diversas secretarias municipais. Eles auxiliam os pacientes no uso adequado das substâncias naturais disponíveis.
Investimentos na saúde
As obras do posto Frei Tito e a nova função do app Mais Saúde fazem parte do pacote de investimentos da Prefeitura de Fortaleza na saúde. Estão sendo investidos, aproximadamente, R$ 130 milhões, em infraestrutura, com objetivo de garantir mais qualidade e eficiência nos serviços à população, além de proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais da rede municipal de saúde.
Ferrúcio Feitosa, titular da Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), comentou que a Prefeitura de Fortaleza está trabalhando de forma agilizada e otimizada para entregar as reformas de forma célere à população.
“Nosso objetivo é fazer logo as cobertas de alguns postos. Estamos fazendo a requalificação completa de várias unidades, mas estamos acelerando unidades que precisam apenas de pintura e coberta. A medida é para enfrentar a quadra chuvosa do ano que vem com toda a tranquilidade. Essa é a determinação do prefeito Sarto”, declarou o secretário.
As obras estão ocorrendo em diferentes bairros da Capital, conforme o cronograma, e incluem reformas, requalificações, novos equipamentos e serviços. A expectativa é de conclusão até o fim de 2024.
– Construção de 16 novos postos de saúde (duas unidades em construção)– Reforma de outros 96 postos (seis unidades entregues, contando com o posto de saúde Frei Tito)
– Requalificação total de oito postos (próximas unidades: Anastácio Magalhães, Oliveira Pombo e Carlos Ribeiro)
– Novos quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) (uma unidade entregue)
– Reestruturação das seis Unidades de Pronto Atendimento (UPA) gerenciadas pelo Município (intervenções já iniciadas)
– Implantação de nove farmácias polo (uma unidade entregue)
– Chamamento de médicos para compor a Atenção Primária à Saúde (91 médicos convocados) + 53 profissionais empossados na Rede de Atenção Psicossocial (Raps)
– Avanços no App Mais Saúde (três novos serviços entregues, incluindo a disponibilização do resultado de exames laboratoriais)
– Telemedicina (primeira fase implantada)