Siga-nos

Hi, what are you looking for?

Pirambu News | Notícias, análise e matérias exclusivasPirambu News | Notícias, análise e matérias exclusivas

Fortaleza

Barras do Mar: projeto urbanístico da Prefeitura de Fortaleza vai criar Parque Litorâneo Pirambu-Barra do Ceará

Ao todo, 12 píers serão requalificados; o primeiro, no Espigão da Leste, será entregue ainda neste ano e inclui a instalação de pista de skate de mil metros, equipamentos de esportes náuticos, jardins sensoriais e playgrounds naturalizados

O litoral oeste de Fortaleza receberá a primeira intervenção urbanística do projeto Parque Litorâneo Barras do Mar, da Prefeitura de Fortaleza, ainda neste ano. A iniciativa faz parte do programa Vida Nova, lançado na última sexta-feira (02/02) pelo prefeito José Sarto, e vai requalificar o Píer 12, no Espigão da Leste, transformando a relação da população dos bairros Pirambu e Moura Brasil com o território. O investimento é da ordem de R$ 5 milhões e o projeto é coordenado pelo Instituto de Planejamento (Iplanfor).

Advertisement. Scroll to continue reading.

Nesta terça-feira (06/02), Sarto detalhou o projeto durante a live semanal. “O Pìer 12 é só um começo. Esse projeto é bem maior, nós estamos chamando de Parque Litorâneo Barras do Mar. A ideia é regenerar, ao todo, 12 píers que estão localizados nesse trecho que vai dali do Pirambu até a Barra do Ceará”, afirmou.

Projeto

Advertisement. Scroll to continue reading.

O Parque Litorâneo Barras do Mar é um projeto de redesenvolvimento urbano que inclui, no Píer no 12, a instalação de uma pista skate pump track de mil metros, além de equipamentos de esportes náuticos, jardins sensoriais, pista de corrida, playgrounds naturalizados, guarderia para pescadores, anfiteatro ao ar livre e mirante. Também está prevista a oferta de serviços básicos como banheiros, estacionamento e quiosques comerciais; de tratamento de esgoto utilizando tecnologias verdes e azuis e de vegetação endêmica, aquela própria da região. Cada píer terá intervenções e design diferentes.

“Vamos valorizar essa região, que considero uma das mais lindas de Fortaleza. Além de beneficiar a população que mora, a iniciativa vai impulsionar a economia local, pois não tenho dúvidas de que vai atrair muitos visitantes e fomentar o surgimento de novos negócios por lá”, enfatizou o prefeito Sarto.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Segundo a diretora de Planejamento do Iplanfor, Laura Janka, a iniciativa é um projeto piloto de redesenvolvimento dos sistemas de píers que vão do Pirambu à Barra do Ceará. “É um conjunto de 12 píers desta parte da cidade que tem uma frente para o mar, um capital natural enorme. O Píer 12, portanto, pretende conectar a terra e a comunidade ao mar num espaço de lazer com os melhores equipamentos, com foco especial na juventude e nas famílias”, afirma.

A proposta vai beneficiar toda a Capital, trazendo impacto imediato nas comunidades do Pirambu e de Moura Brasil — cerca de 40 mil pessoas residem ali. O objetivo é tornar a região um destino para habitantes e visitantes. “É o início de uma regeneração urbana de altíssima qualidade que vai criar uma continuidade entre todos os projetos que a Prefeitura vem fazendo para dar um novo olhar, um novo uso para essas áreas, e fortalecer a economia do mar”, destaca o vice-prefeito e superintendente da autarquia, Élcio Batista.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Participação da comunidade

A elaboração deste projeto é fruto de uma pedagogia urbana desenvolvida pelo Iplanfor em parceria com as comunidades de duas Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis), Pirambu e Moura Brasil.

Advertisement. Scroll to continue reading.

A população local participou de todas as etapas de construção da proposta, por meio de oficinas participativas. Num primeiro encontro, os técnicos do Instituto estiveram reunidos com os moradores para ouvir e colher sugestões sobre o que poderia existir na área conhecida como Espigão da Leste. Posteriormente, técnicos e moradores fizeram uma visita ao local para ter uma visão melhor do potencial da região.

A terceira e última oficina participava teve por objetivo a apresentação do projeto conceitual do pier 12 com base na identificação de desafios e de estratégias para driblá-los, desenvolvidas anteriormente junto à comunidade. Foram ouvidas as considerações finais e o projeto foi aprovado por unanimidade após deliberação.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em alta

Fortaleza

Outra medida para otimizar os atendimentos pediátricos é a ampliação de leitos contratualizados no Sopai, para casos em que haja necessidade de internação

Fortaleza

Gestores de mais de 190 cidades estão em Fortaleza, cidade sede do evento, para discutir segurança cidadã. Fórum começou nesta terça-feira (26/09), e segue...

Fortaleza

No primeiro lote do Vale Gás Social de 2023, Fortaleza recebeu mais de 21 mil tíquetes, que deverão ser entregues até o dia 14...

Estado do Ceará

Mais de 18 mil novas famílias passam a ser beneficiárias do cartão Ceará Sem Fome, a partir deste mês. A atualização anual de beneficiários...

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. PIRAMBU NEWS COMUNICACAO E PRODUTOS LTDA | CNPJ: 47.694.733/0001-37 R GUILHERME ROCHA 1535 SALA 10 - FORTALEZA-CEARÁ REDACAO@PIRAMBUNEWS.COM.BR