Fortaleza

Bebês internados em UTI de hospital em Fortaleza ganham sessão fotográfica natalina

Bebês internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal, do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), em Fortaleza, ganharam uma sessão fotográfica para registrar o primeiro Natal.

Com gorrinhos de Papai Noel, laços e outros acessórios preparados pela equipe assistencial, os bebês pousaram para as lentes do fotógrafo voluntário Sidney Simplicio, que registrou o momento especial para as famílias.

Para Ingrid Rabelo, de 28 anos, mãe dos gêmeos Heitor e Matteo, que estão internados na unidade desde o dia 23 de novembro, após o nascimento prematuro, a sessão fotográfica foi um alento em meio ao período no hospital.

Advertisement. Scroll to continue reading.

“Eu fiquei extremamente feliz com essa sessão. É uma lembrança que vamos levar para a vida toda, as primeiras fotos de Natal deles. É um sentimento de querer estar em casa, mas de alívio por saber que eles estão sendo bem tratados. Vamos passar o Natal aqui, mas pelo menos tenho os registros deles com o tema”, disse Ingrid Rabelo.

Natália Gomes, mãe do pequeno Gabriel, de dois meses, que está internado desde outubro, também aprovou a iniciativa.

“Adorei a sessão de fotos, me senti muito acolhida. São as primeiras fotos de Natal de Gabriel. Vou mostrar para toda a família e ainda vou imprimir para deixar em um quadro grande”, falou Natália Gomes.

Bem-estar emocional

 

Advertisement. Scroll to continue reading.

Iniciativa, proporcionada pelos profissionais da unidade de saúde, desempenhar um papel significativo tanto para o bem-estar emocional quanto para a construção de vínculos afetivos com os bebês. — Foto: Sidney Simplicio

A sessão de fotos foi acompanhada pelas equipes de enfermagem, psicologia e terapia ocupacional do hospital.

A terapeuta ocupacional Viviane Coutinho explica que a atividade de fotos para recém-nascidos e mães, conduzida pela equipe durante a hospitalização, pode desempenhar um papel significativo tanto para o bem-estar emocional quanto para a construção de vínculos afetivos.

“A fotografia cria registros visuais que eternizam momentos únicos, mesmo em um contexto hospitalar. Essas memórias podem ajudar a família a lembrar da força e superação vividas, além de celebrar o desenvolvimento do bebê. Essas atividades transcendem a função recreativa. Elas ajudam a humanizar o cuidado hospitalar, promovem conexões emocionais importantes e atuam como uma intervenção terapêutica que beneficia tanto a saúde mental da mãe quanto o desenvolvimento do bebê”, afirmou a terapeuta Viviane Coutinh.

O fotógrafo Sidney Simplicio, que participou pela primeira vez de uma sessão de fotos em uma unidade hospitalar, revela que o sentimento é de gratidão, por proporcionar que essas mães levem os registros para casa.

Advertisement. Scroll to continue reading.

“Foi emocionante. Eu esperava um ambiente muito delicado, mas encontrei um ambiente cheio de amor, dedicação e acolhimento. O sentimento é de gratidão pela oportunidade, feliz em poder contribuir com as memórias dessas famílias”, relatou o fotógrafo.

Em alta

Fortaleza

Gestores de mais de 190 cidades estão em Fortaleza, cidade sede do evento, para discutir segurança cidadã. Fórum começou nesta terça-feira (26/09), e segue...

Fortaleza

Outra medida para otimizar os atendimentos pediátricos é a ampliação de leitos contratualizados no Sopai, para casos em que haja necessidade de internação

Fortaleza

No primeiro lote do Vale Gás Social de 2023, Fortaleza recebeu mais de 21 mil tíquetes, que deverão ser entregues até o dia 14...

Estado do Ceará

Mais de 18 mil novas famílias passam a ser beneficiárias do cartão Ceará Sem Fome, a partir deste mês. A atualização anual de beneficiários...

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. PIRAMBU NEWS COMUNICACAO E PRODUTOS LTDA | CNPJ: 47.694.733/0001-37 R GUILHERME ROCHA 1535 SALA 10 - FORTALEZA-CEARÁ REDACAO@PIRAMBUNEWS.COM.BR

Sair da versão mobile