A Câmara de Fortaleza realizou nesta quinta-feira, 27, no Plenário Fausto Arruda, Sessão Solene para a entrega da Medalha Boticário Ferreira ao doutor Dejarino Costa dos Santos Filho. A homenagem é de autoria do vereador Soldado Noelio (União), por meio do requerimento n° 6036/2026. A solenidade foi presidida pelo vereador Aguiar Toba (PRD).
A mesa foi composta pelo presidente da sessão, o vereador Aguiar Toba (PRD), além das seguintes autoridades: propositor da sessão solene, vereador Soldado Noelio (União Brasil); Juiz Federal e Ex- Desembargador do TRE, Gleidson Marques Fernandes; diretor da OAB da região metropolitana e empresário; Laislaneo Soares; presidente do Instituto de Lideranças Empresariais do Ceará, Roberto Araújo; representando a têxtil da Multinacional Menegotti, Joelma Santos, Empresária, Advogada e Suplente de vereadora, Christianne Estrella, Homenageado, Doutor Dejarino Costa dos Santos Filho.

Medalha Boticário Ferreira
Criada em 1981, é a mais alta honraria concedida pela Câmara de Fortaleza. A medalha foi batizada em homenagem ao farmacêutico Antônio Rodrigues Ferreira (1804 – 1859), o Boticário Ferreira, político que se destacou como presidente da Câmara de Fortaleza e prefeito de Fortaleza. A medalha reconhece a importância de cidadãos que tenham se destacado em Fortaleza, pela notoriedade do seu saber, pelos relevantes serviços prestados à sociedade.
Assista à solenidade na íntegra:
Biografia

Dejarino Costa dos Santos Filho, natural de Fortaleza, Ceará, é advogado e empresário. Formado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com pós-graduação em Direito Processual Civil e em Direito e Processo de Defesa do Consumidor, construiu uma sólida trajetória profissional como assessor jurídico e sócio-diretor da DSF Imóveis e do escritório DSF Advogados Associados. Também teve participação ativa em entidades como a CDL de Maranguape, a OAB-CE e a CAACE.
No campo do voluntariado e da liderança institucional, é sócio-fundador do Rotary Club de Maranguape, onde exerceu diversas funções de destaque na organização, incluindo o cargo de Governador do Distrito 4490 no ano rotário 2013/2014. Também atuou em importantes funções de coordenação da Fundação Rotária e do desenvolvimento do quadro associativo.
Confira as fotos da solenidade:
Fotos: José Leomar



