Câmara Municipal de Fortaleza aprova novo piso salarial para agentes de saúde e de endemias
Publicado
A categoria terá um aumento de 56%, assegurando piso de dois salários mínimos a todos os 3.705 servidores de todos os níveis.
Aprovado no plenário da Câmara Municipal de Fortaleza, em redação final, o projeto de lei ordinária nº 304/2022, de autoria do Executivo, com a proposição de pagamento do piso salarial nacional aos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias de Fortaleza, seguindo a Emenda Constitucional nº 120/2022.
De acordo com a aprovação, fica assegurado aos servidores que integram o Plano de Cargos, Carreiras e Salários do Município de Fortaleza, ocupantes dos cargos de Agente de Combate às Endemias e Agente Comunitário de Saúde, que o vencimento-base não será inferior a 2 salários mínimos, somando hoje R$ 2.424,00, seguindo os termos da Emenda Constitucional n. 120, de 05 de maio de 2022.
Os Agentes de Combate às Endemias e os Agentes Comunitários estarão inseridos no escalonamento de reajustes já seguido pelos servidores públicos municipais, cumprindo o art. 1° da Lei Municipal n. 11.210, de 23 de dezembro de 2021, no que se refere às diferenças relativas aos meses de janeiro a abril de 2022.
O líder do executivo, vereador Gardel Rolim (PDT), entusiasta das pautas que envolvem a saúde, comemorou junto com a categoria que estava presente no plenário no ato da votação. “Para mim é motivo de orgulho e de emoção, pois conheço o trabalho dessa categoria e sei da importância deles para o nosso povo. O Prefeito Sarto se comprometeu e a partir de setembro já terão direito ao reajuste salarial. Votamos o projeto em tempo recorde respeitando e mantendo o compromisso com a categoria. Parabéns a todos”, concluiu o vereador.
Advertisement. Scroll to continue reading.
O Poder Executivo Municipal fica então autorizado a editar, por meio de Decreto, a matriz salarial do Plano de Cargos, Carreiras e Salários do Município de Fortaleza, cabendo as despesas decorrentes das dotações orçamentária a Secretaria Municipal da Saúde, alocadas no Fundo Municipal da Saúde.
Gestores de mais de 190 cidades estão em Fortaleza, cidade sede do evento, para discutir segurança cidadã. Fórum começou nesta terça-feira (26/09), e segue...
Outra medida para otimizar os atendimentos pediátricos é a ampliação de leitos contratualizados no Sopai, para casos em que haja necessidade de internação