Siga-nos

Hi, what are you looking for?

Pirambu News | Notícias, análise e matérias exclusivasPirambu News | Notícias, análise e matérias exclusivas

Fortaleza

Campanha Antirrábica 2023 será lançada em Fortaleza nesta quinta-feira (09/11)

Fortaleza completa 20 anos sem registrar casos de raiva em seres humanos, fruto de um trabalho diário e intenso realizado pelas equipes de Vigilância em Saúde. E para continuar evitando que essa doença fatal e transmissível ocorra, a Prefeitura de Fortaleza lança, nesta quinta-feira (09/11), a Campanha Antirrábica 2023, com ação de mobilização na praça Haroldo Jorge Vieira, no bairro Vila União. Serão realizados testes de calazar, atividades educativas, demonstração de adestramento e exposição de bem-estar animal com distribuição de material informativo.

A meta é vacinar cerca de 417 mil animais este ano, entre cães e gatos. Em 2022, a Capital vacinou 322.320 animais, sendo 211.769 cães e 110.551 gatos, atingindo a meta para cães definida pelo Ministério da Saúde (MS), com 80,14% de animais vacinados. O órgão federal não estima meta para felinos.

O gerente de Vigilância Ambiental e Riscos Biológicos, Atualpa Soares, explica que essa iniciativa é uma forma de reforçar a importância desse cuidado essencial e aproveitar para divulgar os serviços disponíveis, de modo que a população se programe para levar seus animais de estimação. “Garantimos ao longo de todo ano a vacinação antirrábica, fundamental não apenas para manter os cães e gatos saudáveis, mas também para evitar a transmissão dessa doença grave para os seres humanos”, complementa.

Dia D

O lançamento prepara a população para o Dia D de vacinação contra a raiva, programado para o próximo sábado (11/11). Serão mais de 200 pontos de vacinação em toda cidade, das 8h às 17h, contemplando os animais de estimação a partir de três meses de idade, com exceção daqueles que estiverem doentes ou passaram por cirurgias recentes.

Confira os locais de vacinação do Dia D

Vacinação

Ao comparecer a um ponto de vacinação, é imprescindível que os tutores apresentem a carteira de vacinação de seus animais. Aqueles que não possuírem o documento receberão a documentação no momento da imunização.

Os cães e gatos devem estar acompanhados por pessoas maiores de 18 anos de idade. Além disso, é obrigatório que os cães estejam com focinheira, assim como é recomendada a utilização de coleira e guia. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte, evitando acidentes ou fugas.

A doença

A raiva é uma doença grave que afeta o sistema nervoso central e é potencialmente fatal, tanto para animais quanto para seres humanos. Os principais transmissores são os animais silvestres, como morcegos, saguis (soim), raposa e macacos, que contaminam cachorros, gatos e humanos de forma acidental.

Ela pode ser transmitida pela saliva de animais infectados, principalmente através de mordidas, lambidas ou arranhões. Animais com raiva costumam apresentar sintomas como agressividade, tristeza, salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras.

Atendimento

Pessoas agredidas por animais devem se dirigir a um dos postos de saúde para atendimento imediato. Nas unidades, os profissionais acolhem cada caso e realizam as condutas necessárias de acordo com o protocolo e o esquema profilático para a prevenção da raiva humana, visando notificar e acompanhar todos os casos até o prazo final para acompanhamento.

Em 2023 (até outubro), 22.884 doses da vacina antirrábica humana foram aplicadas nas unidades de saúde. Em 2022, foram 24.371 aplicações. O tratamento na pré-exposição contempla duas doses da vacina e tem durabilidade de proteção por um ano. O tratamento na pós-exposição varia de acordo com o tipo e local da agressão, e da condição do animal agressor, podendo ser somente com a administração da vacina antirrábica humana e/ou vacina e soro juntos.

Serviço
Lançamento da Campanha Antirrábica 2023
Data: 09/11 (quinta-feira)
Horário: 9h às 11h
Local: Praça Haroldo Jorge Vieira (Rua Lineu Jucá, 266 – Vila União)

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em alta

Fortaleza

Outra medida para otimizar os atendimentos pediátricos é a ampliação de leitos contratualizados no Sopai, para casos em que haja necessidade de internação

ANÁLISE POLÍTICA

A vereadora Estrela Barros (Rede) tem enfrentado críticas depois dos discursos realizados na Câmara de Vereadores de Fortaleza.  Logo que deixou a base do...

Fortaleza

No primeiro lote do Vale Gás Social de 2023, Fortaleza recebeu mais de 21 mil tíquetes, que deverão ser entregues até o dia 14...

Grande Pirambu

A lotérica Casa da Sorte anunciou que vai mudar de endereço a partir do dia 14/01. Após quase 10 anos de operação no bairro...

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. PIRAMBU NEWS COMUNICACAO E PRODUTOS LTDA | CNPJ: 47.694.733/0001-37 R GUILHERME ROCHA 1535 SALA 10 - FORTALEZA-CEARÁ REDACAO@PIRAMBUNEWS.COM.BR CONTATO 85 99631-2719