Um acidente envolvendo dois carros deixou uma criança e uma mulher idosa presas depois que um dos veículos capotou na noite desta segunda-feira (29), em Fortaleza. As duas foram resgatadas e encaminhadas ao hospital.
O acidente aconteceu por volta das 23h30, no cruzamento das ruas Padre Valdevino e Rui Barbosa, no bairro Joaquim Távora. Conforme a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), os carros eram um Duster e um Fiat Argo.
O veículo que capotou transitava na rua Barbosa e trafegava no sentido da via, em direção à avenida Pontes Vieira. Após capotar, duas pessoas ficaram dentro do veículo.
De acordo com Osvaldo Furtado, diretor do Corpo de Socorristas Voluntários do Ceará, as vítimas eram mãe e filha. Por terem voluntários morando próximo ao local do acidente, os socorristas foram os primeiros a chegarem para o resgate.
O corpo de voluntários é formado por pessoas de diversas áreas treinadas com técnicas de primeiros-socorros para atuar em emergências.
Ao avaliarem a situação, os socorristas resolveram remover a criança e a mulher do carro por estarem de cabeça para baixo por mais de 15 minutos.
Nesta posição, há um maior fluxo de sangue para os membros superiores e o cérebro, podendo gerar uma sobrecarga para o coração, que tenta bombear mais sangue para os membros inferiores.
Durante o resgate, os socorristas confirmaram que as vítimas estavam acordadas e não tinham fraturas. Segundo Osvaldo, a mulher teve uma leve pancada na cabeça, mas não apresentava cortes ou sangramento.
Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou após a retirada das vítimas. Elas foram atendidas e encaminhadas a um hospital particular para a realização de exames.
Não há informações claras sobre o que motivou o acidente desta segunda-feira (29). Conforme o diretor do Corpo de Socorristas Voluntários do Ceará, os acidentes no cruzamento são recorrentes, principalmente por imprudência de motoristas no período da noite.
No domingo (28), houve um acidente envolvendo um carro e uma motocicleta na mesma esquina. Dois carros também colidiram no mesmo cruzamento há cerca de um mês.
INF. DO G1CE