A International Board (IFAB), órgão da Fifa responsável pelas regras do futebol, deve anunciar nas próximas horas uma mudanças radical para o esporte. Segundo o veículo britânico “Telegraph”, o cartão azul, que irá tirar os jogadores de campo por 10 minutos, será testado a partir de junho.
O cartão azul estaria entre o amarelo e o vermelho. Caso um jogador receba dois cartões azuis ou um azul e mais um amarelo, resultará no cartão vermelho, assim como já acontece com o segundo amarelo. A tendência é que a nova cor seja usada para punir simulações simulação, faltas de antijogo ou desrespeito ao árbitro.
As primeiras competições especiais disputadas com o novo cartão devem ser a Copa da Inglaterra masculina e a feminina. Os testes já foram iniciados em competições de base na Inglaterra e agradaram à IFAB.
O burburinho causado pela possível implementação de um cartão azul nas regras do futebol fez a Fifa, entidade maior do esporte, publicar um esclarecimento nesta quinta-feira (8).
A federação internacional falou que os rumores sobre a implementação do cartão azul no mais alto nível do futebol são “incorretos e prematuros”, mas deixou em aberto a possibilidade dos testes nas ligas de categorias de base.
A FIFA deseja esclarecer que os relatos sobre o chamado “cartão azul” nos níveis de elite do futebol são incorretos e prematuros. Quaisquer testes desse tipo, se implementados, devem limitar-se a testes de forma responsável em níveis inferiores (jogos das categorias de base), uma posição que a FIFA pretende reiterar quando este item da agenda for discutido na Assembleia Geral do IFAB em 2 de março
Fifa, em comunicado oficial