Estado do Ceará

Ceará começa a vacinar crianças contra a gripe; estratégia se antecipa à campanha nacional

Iniciou ontem, segunda-feira (27), as unidades básicas de saúde (UBSs) dos 184 municípios cearenses iniciaram a Campanha de Vacinação contra a Gripe no público infantil. A estratégia, prevista para começar no Brasil somente a partir do dia 10 de abril, foi antecipada pelo Ceará devido à sazonalidade das chuvas no Estado – de fevereiro a maio, há crescimento nos casos de influenza. Neste momento, estão aptas a receber o imunizante crianças a partir de seis meses de idade até 5 anos, 11 meses e 29 dias.

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), distribuiu, na última semana, 284 mil doses por todo o território estadual, viabilizando o início da vacinação, medida mais eficaz para evitar quadros graves decorrentes da gripe. A iniciativa objetiva contemplar, pelo menos, 90% do público-alvo.

“A antecipação se dá, principalmente, porque entendemos a necessidade de considerar os contextos pluviais do Ceará, diferentes de estados do Sudeste e do Centro-Sul, por exemplo. É nesse período que ocorre uma transmissão elevada de vírus, sobretudo na população abaixo de 6 anos, o que pode levar a uma possível hospitalização”, aponta Antônio Silva Lima Neto (Tanta), titular da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (Sevig) da pasta.

Advertisement. Scroll to continue reading.

O gestor ressalta, ainda, que, ao antecipar o início da campanha, o Ceará ganha mais dias de mobilização junto ao público infantil. “Dessa forma, podemos prevenir uma série de casos e, no próximo dia 10, quando começará a convocação nacional, o Ministério da Saúde deverá enviar mais doses para o Ceará, ampliando a vacinação para outros grupos prioritários”, acrescenta.

De acordo com a assessora técnica da Célula de Imunização (Cemun) da Sesa, Ana Karine Borges, crianças com doenças febris agudas, moderadas ou graves, além de casos confirmados de covid-19, devem adiar a aplicação até a melhora do quadro. “A vacinação é uma das medidas de prevenção mais importantes para garantir a proteção contra a doença, suas complicações e óbitos, além de contribuir para a redução da circulação viral na população, especialmente em crianças, que apresentam fatores ou condições de risco”, destaca.


“Dia D”

Na última sexta-feira (24), o Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia confirmou, durante a terceira reunião de 2023, a realização do “Dia D” de vacinação no próximo dia 15 de abril. A data de mobilização estadual será dedicada à aplicação da dose anual contra a influenza e do reforço bivalente contra a covid-19.

Influenza

Influenza ou gripe é uma doença causada pelo vírus Myxovirus influenzae e se divide nos tipos A, B e C. Os dois primeiros são mais propícios a acarretar epidemias sazonais em diversas localidades do mundo, enquanto o último costuma provocar casos mais leves.

Os sintomas mais recorrentes são febre, calafrios, tremores, dores de cabeça, tosse seca, dor de garganta e coriza. O vírus é transmitido facilmente por gotículas de secreções expelidas por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Como se prevenir além da imunização

Para reduzir os riscos de adquirir ou transmitir a influenza, a Saúde do Ceará recomenda a higienização frequente das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento e após tossir ou espirrar. Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, e procurar assistência médica caso os sintomas persistam por mais de sete dias são medidas importantes.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em alta

Fortaleza

Gestores de mais de 190 cidades estão em Fortaleza, cidade sede do evento, para discutir segurança cidadã. Fórum começou nesta terça-feira (26/09), e segue...

Fortaleza

Outra medida para otimizar os atendimentos pediátricos é a ampliação de leitos contratualizados no Sopai, para casos em que haja necessidade de internação

Fortaleza

No primeiro lote do Vale Gás Social de 2023, Fortaleza recebeu mais de 21 mil tíquetes, que deverão ser entregues até o dia 14...

Estado do Ceará

Mais de 18 mil novas famílias passam a ser beneficiárias do cartão Ceará Sem Fome, a partir deste mês. A atualização anual de beneficiários...

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. PIRAMBU NEWS COMUNICACAO E PRODUTOS LTDA | CNPJ: 47.694.733/0001-37 R GUILHERME ROCHA 1535 SALA 10 - FORTALEZA-CEARÁ REDACAO@PIRAMBUNEWS.COM.BR

Sair da versão mobile