Siga-nos

Hi, what are you looking for?

Pirambu News | Notícias, análise e matérias exclusivasPirambu News | Notícias, análise e matérias exclusivas

Estado do Ceará

Centro Dragão do Mar celebra 27 anos com quatro dias de programação gratuita


O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura celebra seus 27 anos com uma programação diversa e gratuita que convida o público a olhar para as raízes que sustentam a história da cidade e da cultura cearense. Sob a temática “Não existe Chico sem Matilde”, o aniversário do Centro Cultural desloca o foco para Matilde Maria da Conceição — mulher negra, labirinteira e mãe de Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar — como símbolo das forças que, muitas vezes invisibilizadas, são fundamentais para a construção das trajetórias coletivas. Trata-se, assim, de um gesto político e simbólico: reconhecer que toda história é feita por muitas mãos e que os legados se constroem também a partir daquilo que sustenta, cuida e resiste.

Entre os dias 23 e 26 de abril, o público poderá vivenciar uma programação que articula diferentes linguagens artísticas, reunindo música, cinema, artes cênicas, grupos de tradição, oralidade e economia criativa em diversos espaços do Centro Dragão do Mar. A abertura, no dia 23, traz o programa Dragão das Encantarias, com apresentações do Coco do Povo Anacé e do grupo Thynia Thudya, do povo Fulni-ô, que compartilham saberes ancestrais por meio da música, da dança e de práticas culturais ligadas à espiritualidade e à relação com a natureza. Ainda na mesma noite, o VII Chora Iracema promove um encontro inédito entre a Orquestra Cabulosa e a Orquestra Popular do Nordeste, reunindo 15 músicos em uma apresentação que atravessa o choro, o jazz e as sonoridades nordestinas, em um diálogo entre tradição e experimentação.

O cinema também integra a programação com a Sessão Supermemórias, dedicada à obra de Kleber Mendonça Filho, no dia 23, com exibições que percorrem diferentes momentos de sua filmografia, e com a Mostra Fortalezas, de 24 a 28 de abril, que homenageia a cidade ao reunir produções que refletem sobre territórios, memórias e imaginários.

A programação musical ocupa diferentes ambientes do Dragão com shows que transitam entre o popular e o contemporâneo. Na sexta-feira (24), a Praça Verde recebe o Forró Briseira e a cantora Priscila Senna, conhecida como “A Musa”, cuja trajetória reúne sucessos do brega romântico que mobilizam grandes públicos. No Anfiteatro Sérgio Motta, o encontro entre Tâmara Lacerda e Felipe Costta destaca a nova geração da música nordestina ao unir tradição e experimentação em um diálogo entre sanfona e violão, enquanto a acordeonista baiana Lívia Mattos apresenta um trabalho instrumental que expande as possibilidades do instrumento com composições autorais e paisagens sonoras inventivas.

Advertisement. Scroll to continue reading.

No sábado (25), a Praça Verde recebe o Iracema Sounds, reunindo as artistas Mumutante, Zabeli, Ayla Lemos e Joana Lima em um show que mistura R&B, MPB, neosoul e música experimental, evidenciando a potência criativa da cena cearense. Essa é uma iniciativa do Selo Iracema Sounds, criado em 2025 pela Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e o Instituto Cultural Iracema (ICI) para profissionalizar, gerir e distribuir obras de artistas locais. Na mesma noite, BUHR apresenta o show de lançamento do álbum “Feixe de Fogo”, marcado por uma estética que transita entre rock, reggae e baladas intensas, seguida pela banda Cidadão Instigado, com o show de lançamento de seu novo álbum homônimo, um trabalho que desloca o protagonismo das guitarras para o uso de samplers e texturas eletrônicas, resultando em uma sonoridade densa e provocativa feita em parceria de nomes como Mateus Fazeno Rock, Juçara Marçal e Kiko Dinucci.

No Anfiteatro, a banda Devotos, referência do punk/hardcore brasileiro, chega com um repertório que alia energia e crítica social, consolidando sua trajetória como um dos nomes mais importantes da cena independente. A noite também abre espaço para a força do metal cearense com o show de Haru e a Corja, banda que vem se consolidando como um dos principais nomes do gênero no Nordeste. Liderado pela vocal potente de Haru Cage, o grupo apresenta um repertório marcado por intensidade, presença de palco e sonoridade pesada, reunindo faixas do disco “Insulto” e novos trabalhos que apontam para a próxima fase da banda.

As artes cênicas também ganham destaque com espetáculos que tensionam memória, corpo e tempo. No dia 24, sexta-feira, Ricardo Guilherme apresenta o espetáculo “RamaDança”, uma criação que investiga o corpo como território de memória, espiritualidade e transformação. No sábado (25), “Vazante”, do Grupo Dança das Antigas, coloca em cena mulheres idosas que transformam suas experiências de vida em dança, afirmando o corpo envelhecido como território de criação e resistência. Já “Vozes Bárbaras”, que encerra a programação no domingo (26), é um desfile cênico-musical que reúne música, humor e narrativa histórica para celebrar mulheres que marcaram processos de transformação no Brasil, conectando passado e presente a partir de histórias de coragem e reinvenção.

A programação também abre espaço para a economia criativa e para experiências formativas, com a realização da Feira Auê na Praça Almirante Saldanha, nos dias 24 e 25. Outro destaque é a tradicional Fuxico Dragão, feira criativa realizada todos os finais de semana com o objetivo de valorizar produções autorais, manuais e sustentáveis, conectando artesãos, artistas, designers, produtores e pequenos empreendedores, que também estará na programação de aniversário.

Advertisement. Scroll to continue reading.

No dia 24 de abril, às 9h, o Centro Dragão do Mar realiza também mais uma edição especial do Expresso Dragão, percurso educativo que apresenta a história dos territórios vizinhos ao equipamento e sua relevância cultural para o próprio centro. A atividade acontece na comunidade Graviola, é gratuita, aberta ao público de todas as idades, e conta com inscrições por meio de formulário on-line disponível no link da bio do @dragaodomar

Além disso, o público terá a oportunidade de participar da oficina “Olhares sobre o Dragão”, promovida pelo MCC, que propõe uma imersão em desenho de observação a partir da arquitetura e dos fluxos do espaço. Será no dia 25 de abril, a partir das 9h. Inscrição gratuita pelo formulário de inscrição disponível no Instagram @mccdragao.

Matilde Maria da Conceição, mãe de Francisco José do Nascimento, o Chico da Matilde, desapareceu dos arquivos históricos e é devolvida à memória coletiva ao se tornar protagonista e ícone da temática de aniversário de 27 anos do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Foi, supostamente, uma labirinteira da praia de Canoa Quebrada, em Aracati, e, sem dúvida, a responsável por tecer o caráter do filho, sua tenacidade e seu senso de justiça social. Vem dela o conjunto de valores do homem tornado símbolo da luta coletiva em prol da abolição de pessoas escravizadas no Ceará oitocentista, aquele que entrou para a história como o Dragão do Mar.

Matilde, a labirinteira cujos pedaços de história até hoje sobrevivem na memória e cultura oral das labirinteiras de Aracati. Uma delas também é homenageada no aniversário do Centro Dragão do Mar: Maria Beatriz Andrade da Cunha, a Dona Bia, mestra labirinteira de 87 anos, que conta sobre uma provável Matilde, matriarca de uma família monoparental que, acompanhando à distância a trajetória do filho Chico, àquela altura já dono de jangadas e prático-mor do porto de Fortaleza, fez coro à sua luta abolicionista, participando de quermesses junto à Igreja e às chamadas Senhoras da Caridade, a fim de arrecadar fundos para o movimento em ebulição.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Hoje, Matilde também é a representação emblemática da inumerável legião de mulheres afro-brasileiras que se equilibram entre a afirmação e a negação da vida, denunciando, com fibra e ímpeto de resistência, o racismo estrutural e a desumanização na sociedade das exclusões.

“Evocar Matilde, tanto no aniversário quanto nesta edição do Margem da Palavra, é um gesto político e simbólico, reconhecendo a cultura, a memória e as lutas históricas vivenciadas por mulheres como possibilidades de imaginar futuros melhores. O que queremos afirmar é que as transformações sociais têm raízes profundas nas trajetórias de mulheres que semearam caminhos para a reconstrução de um país cujo passado histórico ainda ressoa no presente quando constatamos a existência de um patriarcado e racismo estrututurais”, explica Camila Rodrigues.

*sujeita a alterações

23 de abril (quinta-feira)

Advertisement. Scroll to continue reading.

Cinema

Sessão Supermemórias: KMF 35mm

Exibição de filmes do diretor Kleber Mendonça Filho

Horários:

Advertisement. Scroll to continue reading.

14h – O Som ao Redor

17h – Retratos Fantasmas

19h – O Agente Secreto

Local: Sala 2 do Cinema do Dragão

Advertisement. Scroll to continue reading.

Gratuito

Música

Dragão das Encantarias

Atrações: Coco do Povo Anacé; Thynia Thudya Cafurnas e Samba de Coco Fulni-ô

Advertisement. Scroll to continue reading.

Horário: 19h

Local: Palco Rogaciano Leite Filho

Gratuito

Música

Advertisement. Scroll to continue reading.

VII Chora Iracema — Encontro Orquestra Cabulosa + Orquestra Popular do Nordeste

Horário: 19h30

Local: Minianfiteatro

Gratuito

Advertisement. Scroll to continue reading.

24 de abril (sexta-feira)

Expresso Dragão

Horário: 9h

Local: Comunidade Graviola

Advertisement. Scroll to continue reading.

Percurso educativo sobre os territórios vizinhos ao Centro Dragão do Mar e sua importância cultural

Gratuito | Livre

Inscrições: formulário on-line (link na bio @dragaodomar)

Cinema

Advertisement. Scroll to continue reading.

Mostra Fortalezas

Período: 24 a 28 de abril (sexta a terça-feira)

Local: Sala 2 do Cinema do Dragão

Gratuito

Advertisement. Scroll to continue reading.

Retirada de ingressos 1h antes do evento na bilheteria física (até 02 por CPF)

Economia Criativa

Feira Auê

Horário: 18h às 0h

Advertisement. Scroll to continue reading.

Local: Praça Almirante Saldanha

Gratuito

Cênicas

Espetáculo RamaDança, com Ricardo Guilherme

Advertisement. Scroll to continue reading.

Horário: 19h30

Local: Teatro Dragão do Mar

Gratuito / 14 anos / Acessível em Libras

Retirada de ingressos 1h antes do evento na bilheteria física (até 02 por CPF)

Advertisement. Scroll to continue reading.

Música

Tamara Lacerda e Felipe Costta – 19h30

Lívia Mattos – 21h30

Classificação: 16 anos

Advertisement. Scroll to continue reading.

Local: Anfiteatro Sérgio Motta

Acesso mediante doação de 1kg de alimento (exceto sal)

Forró Briseira – 20h

Priscila Senna – 22h

Advertisement. Scroll to continue reading.

Classificação: 16 anos

Local: Praça Verde

Acesso mediante doação de 1kg de alimento (exceto sal)

25 de abril (sábado)

Advertisement. Scroll to continue reading.

Oficina (MCC)

Olhares sobre o Dragão: Encontros de Desenho de Observação

Com Raony R. Bernardo

Horário: 9h às 12h

Advertisement. Scroll to continue reading.

Local: Arena Dragão do Mar

Inscrições até 23/04 (link na bio @mccdragao) – 14 vagas

Gratuito / Livre

Economia Criativa

Advertisement. Scroll to continue reading.

Fuxico no Dragão

Horário: 17h

Local: Arena Dragão do Mar

Gratuito

Advertisement. Scroll to continue reading.

Economia Criativa

Feira Auê

Horário: 17h às 0h

Local: Praça Almirante Saldanha

Advertisement. Scroll to continue reading.

Gratuito

Cênicas

Espetáculo Vazante, com Grupo Dança das Antigas (PI)

Horário: 19h30

Advertisement. Scroll to continue reading.

Local: Teatro Dragão do Mar

Gratuito / Livre / Acessível em Libras

Retirada de ingressos 1h antes do evento na bilheteria física (até 02 por CPF)

Música

Advertisement. Scroll to continue reading.

Iracema Sounds – 19h

Karina Buhr – 20h30

Cidadão Instigado – 22h30

Classificação: 16 anos

Advertisement. Scroll to continue reading.

Local: Praça Verde

Acesso mediante doação de 1kg de alimento (exceto sal)

Haru e Corja – 19h30

Devotos – 21h

Advertisement. Scroll to continue reading.

Classificação: 16 anos

Local: Anfiteatro Sérgio Motta

Acesso mediante doação de 1kg de alimento (exceto sal)

26 de abril (domingo)

Advertisement. Scroll to continue reading.

Economia Criativa

Fuxico no Dragão

Horário: 17h

Local: Arena Dragão do Mar

Advertisement. Scroll to continue reading.

Gratuito

Música

Fuxico Musical com DJ Lua Magnética

Horário: 17h

Advertisement. Scroll to continue reading.

Local: Arena Dragão do Mar

Gratuito

Cênicas

Espetáculo Vozes Bárbaras (Cariri)

Advertisement. Scroll to continue reading.

Direção: Vinicio de Oliveira Oliveira

Duração: 80 minutos

Horário: 20h

Local: Teatro Dragão do Mar

Advertisement. Scroll to continue reading.

Retirada de ingressos 1h antes do evento na bilheteria física (até 02 por CPF)

Gratuito / 12 anos / Acessível em Libras

Fonte da matéria

Advertisement. Scroll to continue reading.

Em alta

Fortaleza

Gestores de mais de 190 cidades estão em Fortaleza, cidade sede do evento, para discutir segurança cidadã. Fórum começou nesta terça-feira (26/09), e segue...

Fortaleza

Outra medida para otimizar os atendimentos pediátricos é a ampliação de leitos contratualizados no Sopai, para casos em que haja necessidade de internação

Fortaleza

No primeiro lote do Vale Gás Social de 2023, Fortaleza recebeu mais de 21 mil tíquetes, que deverão ser entregues até o dia 14...

Estado do Ceará

Mais de 18 mil novas famílias passam a ser beneficiárias do cartão Ceará Sem Fome, a partir deste mês. A atualização anual de beneficiários...

Copyright © 2025. Todos os direitos reservados. PIRAMBU NEWS COMUNICACAO E PRODUTOS LTDA | CNPJ: 47.694.733/0001-37 R GUILHERME ROCHA 1535 SALA 10 - FORTALEZA-CEARÁ REDACAO@PIRAMBUNEWS.COM.BR