Pelo menos 70 municípios cearenses estão sob alerta de chuvas intensas e ventos fortes entre esta terça-feira (3) e quarta-feira (4). O aviso amarelo, de nível 1 de severidade, foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e permanece válido até as 10h de quarta-feira.
As precipitações podem atingir volumes de até 50 milímetros por dia, acompanhadas de rajadas de vento que podem chegar a 60 km/h, afetando principalmente as regiões Central, Centro-Sul, do Cariri, Sertão dos Inhamuns e Vale do Jaguaribe.
O mês de dezembro marca o início da pré-estação chuvosa no Ceará, período que se estende até janeiro. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a média histórica de chuvas para o mês é de 31,3 mm, e as condições atuais reforçam a necessidade de atenção.
O Inmet destacou que o alerta indica “baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas”, mas ressalta que é essencial seguir medidas de segurança.
- Evitar se abrigar sob árvores: há risco de queda de galhos e descargas elétricas.
- Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.
- Evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Chuvas e ventos intensos devem atingir 70 cidades do Ceará; confira previsão e cuidados
Entre as 70 cidades com aviso de chuvas e ventos estão Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Sobral, Tauá, e Quixeramobim. A lista completa inclui municípios de todas as macrorregiões afetadas, indicando uma ampla área de cobertura das condições meteorológicas adversas.
Em Fortaleza e na Região Metropolitana, há previsão de chuvas com trovoadas isoladas durante a madrugada de quarta-feira (4). As temperaturas devem variar entre 25°C e 32°C na capital e entre 21°C e 32°C nas cidades próximas.
Na quinta-feira (5), a previsão é de céu parcialmente nublado a poucas nuvens, com baixa possibilidade de chuvas isoladas em todas as regiões do estado.
As autoridades recomendam cautela ao transitar em áreas urbanas e rurais e atenção especial em locais propensos a alagamentos ou quedas de árvores. O monitoramento contínuo da previsão do tempo é essencial para garantir a segurança da população.
A Funceme e o Inmet continuarão atualizando os boletins meteorológicos para informar sobre possíveis mudanças nas condições climáticas.
Confira lista de cidades:
Abaiara
Acopiara
Aiuaba
Altaneira
Alto Santo
Antonina do Norte
Araripe
Arneiroz
Assaré
Aurora
Baixio
Banabuiú
Barbalha
Barro
Boa Viagem
Brejo Santo
Campos Sales
Caririaçu
Cariús
Catarina
Cedro
Crateús
Crato
Deputado Irapuan Pinheiro
Ererê
Farias Brito
Granjeiro
Icó
Iguatu
Independência
Ipaumirim
Iracema
Jaguaretama
Jaguaribara
Jaguaribe
Jardim
Jati
Juazeiro do Norte
Jucás
Lavras da Mangabeira
Mauriti
Milagres
Milhã
Missão Velha
Mombaça
Monsenhor Tabosa
Nova Olinda
Novo Oriente
Orós
Parambu
Pedra Branca
Penaforte
Pereiro
Piquet Carneiro
Porteiras
Potengi
Potiretama
Quiterianópolis
Quixelô
Quixeramobim
Saboeiro
Salitre
Santana do Cariri
Senador Pompeu
Solonópole
Tamboril
Tarrafas
Tauá
Umari
Várzea Alegre