O prefeito José Sarto entregou, na manhã desta quarta-feira (20/03), a sexta e última carreta do programa Vem Saúde, que leva os serviços da Atenção Primária à Saúde para a população. Até o dia 29 de março, a unidade está no bairro Aerolândia, na Regional 6, próximo ao Polo de Lazer (na Comunidade do Areal).
Durante a entrega, Sarto celebrou a implantação das seis unidades móveis e destacou a importância dos equipamentos para a saúde de Fortaleza: “O retorno que temos da população é espetacular. É um programa que tem revolucionado o atendimento da atenção básica, chegando a comunidades densamente habitadas e com índices epidemiológicos altos, principalmente nesse período da quadra chuvosa. Uma unidade dessa atende cerca de 1,2 mil consultas por mês. Isso dá uma desafogada na urgência do município, melhorando a demanda e o atendimento”, detalhou.
Após o dia 29, a unidade continuará seguindo um cronograma, permanecendo por uma semana em cada local. A iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), busca ampliar o acesso dos usuários aos serviços de saúde. Os resultados têm sido expressivos, conforme pontuou Galeno Taumaturgo, titular da pasta.
“Até o momento nós fizemos, nas unidades móveis, mais de sete mil atendimentos médicos, oito mil atendimentos de enfermagem e dois mil atendimentos de odontologia. É um projeto que está causando impacto onde chega. Tudo isso faz parte do plano de governo do Prefeito em levar a saúde mais perto da casa das pessoas”, explicou ele.
Outros cincos postos de saúde itinerantes já estão beneficiando a população fortalezense. Três carretas estão substituindo postos de saúde que estão sendo requalificados: nos bairros Conjunto Ceará (posto Maciel de Brito), Lagoa Redonda (posto Terezinha Parente) e Álvaro Weyne (posto Floresta). A quarta unidade está acolhendo temporariamente as demandas pediátricas ao lado do Hospital da Criança de Fortaleza (HCF), no bairro Jóquei Clube.
Já o quinto posto móvel, entregue em fevereiro pela gestão, está atualmente com atendimento no bairro Vicente Pinzón e comunidade do Lagamar. O intuito é que as unidades percorram toda a cidade, ampliando o atendimento nos territórios e o acesso aos serviços básicos.
Critério dos bairros
A escolha dos bairros considera critérios como: áreas territoriais extensas, adensamento populacional, perfis epidemiológicos, barreiras sociais e regiões com grande volume de postos sendo requalificados.
Atendimento
As unidades, que podem ser acessadas pelo público geral, ofertam seus serviços de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h (exceto feriados). Cada unidade tem capacidade para realizar aproximadamente 1.100 atendimentos ao mês. Os equipamentos possuem 45m², além de contarem com estrutura anexas para acolher laboratório, sala de pequenos procedimentos, coleta laboratorial, banheiros e esterilização.
Quem recebeu atendimento na unidade nesta quarta-feira (20/03) foi a aposentada Maria Carneiro. Aos 76 anos, ela possui quadro de pressão alta e pré diabetes. O posto itinerante foi a oportunidade perfeita para fazer uma consulta de rotina e verificar seus índices, aferindo a pressão e verificando a glicemia.
“Estou pedindo a Deus que dê tudo certo com meus exames. Como o posto está em reforma, acabei não procurando outro lugar para me consultar. Passei por aqui, vi a carreta e vim me consultar, achei um encanto, bom demais”, contou ela.
Quem também realizou atendimento foi Silvania Alves, dona de casa. Ela contou que foi atendida rapidamente, e espera poder, através do posto, conseguir um encaminhamento para uma consulta com especialista para sanar seu problema de saúde.
“Tenho tido um mal estar frequente e fui encaminhada pela UPA para o posto de saúde. Como o posto está em reforma, soube por outros moradores da carreta e em 10 minutos já fui chamada para a triagem. Espero ser encaminhada para fazer os exames completos e descobrir qual o problema”, afirmou.
Serviços disponíveis
Entre os serviços ofertados nas estruturas, estão consultas médicas e de enfermagem, além de atendimento odontológico, realização de pequenos procedimentos e coleta laboratorial.
Os usuários também terão acesso, de acordo com a avaliação médica, à aplicação de medicação injetável, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, verificação de pressão e glicose, e encaminhamentos para especialidades.
Programa Vem Saúde
Ao todo, o programa Vem Saúde dispõe de seis postos de saúde itinerantes em funcionamento. Além disso, a iniciativa contempla os Tuk-tuks dos remédios, que ofertam a entrega de medicamentos em casa. Fortalezenses com lesão medular, que aderiram à distribuição domiciliar de forma voluntária, já estão recebendo em suas residências.
A iniciativa evita deslocamentos, reduz o fluxo de pessoas nas unidades de saúde e proporciona que familiares e responsáveis possam dedicar mais tempo aos cuidados do paciente.
A Prefeitura está atuando no cronograma de ampliação da distribuição domiciliar de medicamentos, por meio da contratação de mais 24 triciclos. Em breve, novos pacientes serão beneficiados, além dos que possuem lesão medular.
Cronograma itinerante das carretas
O cronograma estará disponível no canal Saúde do Portal da Prefeitura, na aba lateral direita com o título “Programa Vem Saúde – Postos itinerantes”.
Período: 18 a 29/03
Regional 6
Endereço: Av. Governador Raul Barbosa, S/N – Aerolândia
Ponto de referência: Polo de Lazer da Aerolândia (Comunidade do Areal)
Período: 01 a 05/04
Regional 6
Endereço: Rua São Jorge, 1381 – Coaçu
Ponto de referência: Areninha do Coaçu